Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Grupos regionais apostam em atacarejos e formato se multiplica pelo País

Mais barato de ser implementado, formato também mostra um melhor desempenho em venda absoluta e margem bruta

Larissa Féria de Larissa Féria
5 de maio de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupos regionais apostam em atacarejos e formato se multiplica pelo País

Formato que cresce em tempos de crise e inflação, os atacarejos têm se multiplicado pelo País, com grupos regionais apostando e investindo nesse modelo de negócio. Nas últimas semanas, o Grupo Zaffari e a Rede Angeloni lançaram seus primeiros atacarejos na região Sul.

Com um investimento de R$ 100 milhões, a primeira unidade da bandeira Cestto Atacadista abriu as portas em Porto Alegre (RS) em abril, com produtos de marcas tradicionais do mercado e próprias do Grupo Zaffari, que passarão a disponibilizar novos tamanhos e formatos.

Com um total de 32 checkouts, sendo 4 deles do tipo self checkout, a loja é dividida por áreas específicas de produtos, como mercearia, perecíveis, congelados, hortifruti, padaria e açougue, com produtos preparados no próprio espaço.

No último dia 4, a rede Angeloni lançou a primeira loja da bandeira Super A em Blumenau, Santa Catarina. Com cerca de 4 mil m² de área de vendas e 150 funcionários, a loja conta um mix de cerca de 10 mil itens.

A unidade inclui uma farmácia, praça de alimentação com 150 lugares e lojas de apoio, como lotérica, pet shop, venda e assistência de celulares e salão de beleza.

“Muitas das expansões são em cidades que têm uma oferta muito baixa de um varejo estruturado, com o nível de serviço oferecido pelos atacarejos. Esse formato permite que o atacarejo vá para muitas cidades do Brasil. Muitas vezes, essas lojas vão para o meio das cidades e atraem tráfegos de múltiplos municípios”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.

Mais barato de ser implementado, por, normalmente, ser instalado em áreas mais afastadas, esse formato também mostra um melhor desempenho tanto em venda absoluta quanto na margem bruta, em relação aos hiper e supermercados.

“O investimento feito traz um retorno muito maior. Por isso que essa fórmula tem sido amplamente multiplicada e ampliada. Os grupos relevantes regionais que estavam posicionados mais em supermercados começaram a apostar nesse formato. Isso permite que eles capturem uma receita e um público que não tinham antes”, destaca.

Poucas oportunidades

Outra vantagem para os varejistas, segundo Yamashita, é a ampliação do público em relação aos hiper e supermercados. “Os atacarejos hoje pegam todas as classes sociais, mas pegam um pouco as classes mais baixas e também o B2B, como hotéis, restaurantes e padarias, que é altamente relevante e usa esse canal para se abastecer.”

Yamashita destaca, porém, que o formato já está bastante explorado e há poucas oportunidades. “O que a gente começa a perceber é uma competição aumentando, com mais empresas brigando pelo mesmo mercado. Acho que esse formato vai continuar crescendo, mas muito provavelmente num ritmo menor que o visto nos últimos 10/15 anos”, afirma.

Imagem: Divulgação/Grupo Zaffari

Postagem anterior

Ninguém ganha em um jogo de soma zero

Próxima Postagem

Vendas para o Dia das Mães devem crescer 7,6% nos shoppings

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas para o Dia das Mães devem crescer 7,6% nos shoppings

Vendas para o Dia das Mães devem crescer 7,6% nos shoppings

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.