Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É preciso transformações para promover mudanças

Sandra Takata de Sandra Takata
12 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
É preciso transformações para promover mudanças

Nos últimas dias fomos invadidos por notícias nada animadoras no varejo: credores pedindo falência das lojas Marisa, venda de ativos do Grupo Pão de Açucar, aumento de preços da cesta básica, número das vendas caindo, entre outras. Entre os executivos com quem tenho conversado, inúmeros casos de burnouts, síndrome do pânico e depressão. A tecnologia que avança nos deixa com a sensação de que perdemos algo sempre.

Tenho refletido muito sobre esse cenário para trazer um equilíbrio para minha vida, pois ouvindo tudo isso, o mais comum é também entrar numa tristeza sem saída. No entanto, aprendi com o palestrante Carlos Piazza que futuristas não perguntam como ou porquês, mas usam “E se….”.

No mês passado, na inauguração da Casa da Beleza, da Soneda Perfumaria, ouvi o que eu queria. Um dos diretores ficou se perguntando por que fornecedores antigos não tinham mais seus produtos nas prateleiras, depois que a empresa cresceu. “E se fizermos a conta inversa? Quanto ele investe aqui em enxoval, bonificação, investimento de trade etc? E ainda só recebe em 60 dias”, foi a sugestão de um dos diretores.

Eles perceberam que muitos não tinham lucros e não seriam mesmo mais capazes de estar vendendo no varejo. Foi então que resolveram criar um hub de inovação e unir 20 pequenas empresas com produtos naturais (chamados de Clean Beauty) para que construíssem, juntas, uma nova forma de negociar e vender.

Conheci, então, as fundadoras da Saboaria Rondônia, fornecedoras da Soneda, que vieram para São Paulo fazer uma escala e deixaram uma caixinha de seus produtos para repor o que já tinha sido vendido. “Que varejo deixaria eu fazer isso?”, disse uma das proprietárias orgulhosas por terem seus produtos expostos numa loja instalada na avenida Paulista.

A Soneda está com 41 lojas e já atinge a marca de estar no patamar de grandes empresas, faturando mais de R$ 300 milhões no ano. Para mim, um case de sucesso que emociona.

Talvez muitos não entendam, mas, quando aquietamos nossa mente barulhenta e acostumadas aos movimentos automáticos, podemos ser mais leves no nosso dia e trazer soluções para vários desafios. Precisamos mais do que nunca promover transformações de expansão de consciência por líderes privilegiados, como eu, sendo humildes para reconhecer suas próprias dores emocionais, enfrentá-las e ressignificar. Só assim, vamos promover verdadeiras mudanças e desdobrar isso para os colaboradores, filhos e até desconhecidos.

Nas minhas palestras de conscientização sobre diversidade, tenho exigido que homens participem. Mulheres sozinhas não farão as mudanças. Se homens são hoje, em sua maioria, líderes nas empresas, precisamos construir juntos um futuro sustentável para todos.

Canso de ouvir que o mundo está chato e que não se pode falar mais nada. Para mim isso é uma crença limitante para não sair da zona de conforto.

Participei de uma roda de conversa no Enxuto Supermercado, de Campinas, que resolveu comemorar o Dia das Mães trazendo colaboradoras, influenciadores e clientes para dialogar sobre os desafios da maternidade. Pude ouvir histórias genuínas maravilhosas de gestão humanizada e até ver um CEO chorando emocionado, mostrando sua própria vulnerabilidade.

Vendo isso dentro deste mês, meu coração se encheu de esperança acreditando numa nova economia colaborativa, mesmo diante de tantos desafios. Que tal nos desafiarmos e perguntarmos mais “e se?” para que nosso dia seja transformado e assim possamos promover mudanças.

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Inflação em abril é de 0,61%, influenciada pela alta de remédios

Próxima Postagem

E-Machine vê aquecimento no mercado de equipamentos usados para agronegócio

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Brasil tem de procurar negociação com EUA de forma primordial, diz ministro da Agricultura

E-Machine vê aquecimento no mercado de equipamentos usados para agronegócio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.