No Dia das Mães de 2023, pouco mais de 1/4 dos presentes serão comprados pela internet, enquanto shoppings seguem como locais favoritos para compras, mostra a pesquisa realizada pelo Sem Parar. O levantamento também indica que mais da metade dos entrevistados pretendem gastar até R$ 200 reais com a lembrança.
De acordo com a pesquisa, 58,2% dos entrevistados pretendem comprar presentes para suas mães.
Desse grupo, 44% afirmam que irão adquirir o presente em shoppings, 27% comprarão pela internet e 26% optarão pelo comércio local.
O levantamento, feito com clientes da capital e da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, também mostra que 54% pretendem gastar até R$ 200 na compra.
Enquanto 25,7% pretende gastar entre R$ 200 e R$ 400 e 16% afirmam que gastarão mais de R$ 400. Outros 4,2% gastarão até R$ 50.
A pesquisa foi realizada de forma randomizada com 738 clientes, de 3 a 8 de maio.
Bolso apertado
Um em cada três brasileiros pretende comprar ou já comprou algo para dar de presente no próximo Dia das Mães, segundo pesquisa feita pelo Google. O índice representa um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à intenção de compra no mesmo período de 2022.
Com o bolso apertado, porém, o consumidor vai buscar produtos com ticket médio mais baixo e 35% afirmam que vão comprar apenas uma lembrancinha.
Dos entrevistados, 58% pretendem gastar até R$ 200 nas compras de Dia das Mães, o que representa um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Por outro lado, as intenções de compra de produtos de maior valor caíram: 10% dos entrevistados afirmaram que investirão entre R$ 501 e R$ 1 mil na aquisição do presente, 2 pontos percentuais abaixo de 2022. Nos itens com valores acima de R$ 1 mil, a intenção de compra 9%.
“Mesmo com o bolso apertado, notamos que o brasileiro está mais motivado a comprar presentes neste Dia das Mães. Para se adaptar à situação financeira, as buscas por preços baixos e promoções parecem ainda mais acentuadas neste ano. A divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado”, afirma Antonella Weyler, líder de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.
Com informações de Estadão Conteúdo
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