As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros trouxeram novas perspectivas para o segmento supermercadista e impulsionaram o chamado comércio local. No terceiro dia da 37ᵃ edição do Apas Show 2023, o Congresso de Gestão debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado.
Lee Peterson, vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, comentou que a pandemia trouxe mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao home office e o crescimento contínuo do e-commerce, e que essa hiper segmentação do varejo deu origem a outros formatos e canais de vendas.
“Os consumidores querem trabalhar de casa e, quando se propõe a sair para realizar suas compras, querem ir a uma loja próxima, confortável e onde encontre tudo o que precisa”, explica Peterson.
O especialista destaca que esse comportamento traz oportunidades para o varejo de vizinhança, ou comércio local, se desenvolver a custos menores, por meio de lojas menores, agradáveis, com um bom mix de produtos, de fácil acesso e localizado a 15 minutos do comprador. “Lojas menores fazem parte do futuro e temos que estar próximos dessas ideias se quisermos acompanhar o futuro”, reflete Peterson.
Palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, Dácio Andrade Moraes comentou que lojas de conveniência, de postos de gasolina, casa de carnes, farmácias, autopeças e casa e construção são alguns exemplos de varejo que têm sido encontrados no segmento do mercado de proximidade. “O cliente busca na proximidade padronização, preço justo, atendimento a qualquer hora e frescor. Precisamos estar focados em parcerias”, afirma.
Organizando o universo
Com o tema “A grande disrupção”, a especialista britânica em consumo e mercado Kate Ancketill discutiu as transformações no mundo atual e as novas oportunidades que podem se abrir para o setor supermercadista.
Segundo Kate, muitas dessas questões estão ligadas a sustentabilidade e aos direitos humanos. Como exemplo, ela citou empresas varejistas que usaram criatividade para se tornarem mais sustentáveis, como um supermercado de Boston, em que os consumidores escolhem seus produtos pelo aplicativo e vem retirá-los na loja com preços mais baratos. Com o novo modelo, o estabelecimento teve uma economia de 25% em energia. “É um mundo novo e complexo, no qual é preciso inovar e construir resiliência”, alerta.
Prêmio Popai de melhor estande
Outro destaque do evento foi a entrega do prêmio Stand Apas Show Popai, em parceria com o Popai Brasil. Na categoria Mega, a Nestlé venceu em melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável.
A Heineken foi premiada na categoria Grande com conceito de estande, melhor visual merchandising e melhor estande sustentável.
Outras premiadas: Ontex (Médio – Conceito de Estande, Ação Promocional e Comunicação Visual); Capricche (Pequena – Comunicação Visual e Visual Merchandising); Ledax (Pequena –Ação Promocional e Estande Sustentável); Univeler (Mega – Visual Merchandising), Coca-Cola/Femsa (Grande – Ação Promocional); Inoar (Grande – Comunicação Visual); Babasol (Médio – Visual Merchandising); Manteiga Aviação (Médio – Estande Sustentável); Pado (pequena – Conceito de estande).
Imagem: Divulgação