De acordo com dados de 2015 do SINDBUFÊ/MG, o setor de eventos quintuplicou de tamanho em 12 anos. Além disso, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) aponta que o mercado de eventos cresce, em média, 14% ao ano.
Tais números motivaram a rede de buffet infantil Planeta Kids a estruturar seu projeto de expansão. Com 17 unidades espalhadas por São Paulo, o plano é atingir 50 unidades nos próximos cinco anos por meio do franchising. “Depois de anos de experiência, decidimos expandir a marca através do mercado de franquias e hoje já contamos com mais de 20 mil eventos realizados”, conta o proprietário da rede, Leandro Tavares.
O plano de expansão prevê unidades em capitais e cidades de médio e grande portes do Brasil inteiro. A área mínima para instalar o buffet é de 500 m². O imóvel também precisa estar localizado em uma das regiões pré-aprovadas. “Em apenas dois anos de franquia já estamos com dez franqueados”, conta Tavares.
O valor do investimento para montar uma franquia da rede é a partir de R$ 650 mil. O faturamento médio mensal varia de R$130 a R$300 mil, dependendo do porte e localização da unidade. Em alguns casos, a rentabilidade alcança 35%.
Inaugurada em 2008, a primeira unidade do Grupo Planeta Kids foi instalada no bairro de Santa Terezinha, seguida por unidades no Alto do Mandaqui, Santana, Alto da Lapa, Higienópolis, Vila Guilherme, Vila Romana e Vila Mariana, todas na capital paulista. A maior unidade da rede fica no bairro de Pompéia. Em 2014, após ingressar no mercado de franquias, a rede inaugurou unidades nos bairros de Tatuapé, Anália franco, Santana, em São Paulo e também fora da capital paulista, em Guarulhos, Alphaville e Jundiaí. Em breve serão inauguradas unidades nos bairros do Ipiranga, Indianópolis, Mooca, Morumbi e Vila Mariana.