Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A corrida para o mundo bem melhor

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
2 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A corrida para o mundo bem melhor

Segundo os filósofos, a humanidade está saindo do nível físico, material e evoluindo para o nível psíquico, onde a mente e a consciência se ampliam em relação ao bem maior. Como podemos explicar isso com uma evolução tão incontrolável das tecnologias para melhorar cada vez mais a matéria, o físico e a geração de riquezas, na maioria das vezes, a qualquer custo, numa luta ferrenha entre os players em todos os segmentos.

As redes sociais são a maior evidência disso. As empresas que têm mais domínio dessa forma de se comunicar e mostrar suas competências, em serviços e produtos, saem na frente. Verdadeiros fenômenos são gerados a partir dessa tecnologia, como a forma de vender e envolver o seu público-alvo. Tudo ainda é muito incerto, uma vez que o belo nas redes sociais, pode não ser tão belo na vida real. E não é fácil diferenciar essas manobras de envolvimento e encantamento.

Ainda na mesma linha, o “ter” continua em evidência e em primeiro plano na vida de muitos. A corrida para o desenvolvimento profissional e o empreendedorismo nunca foi tão priorizada. Já o tempo em que as pessoas querem realizar e conquistar seus sonhos está cada vez mais curto.

Os jovens querem crescer rápido profissionalmente, querem feedback sobre seu trabalho o tempo todo porque precisam suprir gaps que, porventura, tenham no seu aprendizado e na sua carreira. Já  o empreendedor, quer que o seu negócio atinja o sucesso em pouco tempo. E, muitas vezes, a curva de aprendizado não lhe permite tal proeza, podendo ficar no meio do caminho, conforme mostram as estatísticas de mortalidade de negócios conduzidos por empreendedores iniciantes no Brasil.

Tal fenômeno tem uma participação grande das redes sociais. O sucesso de muitas empresas e a chegada no topo dos executivos, muitas vezes jovens, são ultravalorizados e divulgados em todos os canais de comunicação, criando verdadeiros estereótipos de poder e de alta performance. Não ser igual está gerando mais e mais pessoas ansiosas, evoluindo para a infelicidade.

Temos ouvido que só o “ter” já não basta para o ser humano, principalmente para a sua felicidade. Estamos vendo uma grande busca pelo autoconhecimento e pelo “ser”.  Ser uma pessoa mais espiritualizada, ser mais consciente em relação as desigualdades do mundo e ser mais envolvido com as causas ambientais, sociais e humanitárias. Ser alguém com valores, princípios e propósitos reais, com capacidade para realizar transformações no seu meio, em sua cidade, no seu Estado, e por que não, no mundo. Só ter já não satisfaz o ser humano frente a tantas desigualdades e sofrimentos.

Fui motivada a escrever esse texto quando li uma matéria de Jon Clifton, CEO do Gallup, sobre o índice de infelicidade no mundo, que, segundo estudos e pesquisas realizadas, está batendo recordes. De acordo com Gallup, as pessoas estão sentindo mais raiva, tristeza, dor, preocupação e estresse do que nunca. O mais preocupante é que as grandes corporações e lideranças governamentais pouco fazem sobre isso. É nesse terreno que estão as oportunidades mais significativas de melhorar o bem-estar das pessoas, segundo Jon.

A grande esperança para envolver mais o mundo corporativo na melhoria do índice de felicidade está no movimento Capitalismo Consciente, que vem ganhando força no mundo, com um trabalho brilhante de elevar o nível de consciência dos empresários para gerar um ambiente onde a empresa ganha, mas também é geradora de felicidade e bem-estar para todos envolvidos na cadeia de valor das corporações.

Segundo os estudos realizados por Gallup, “não é a desigualdade de renda que explica a desigualdade do bem-estar, embora certamente tem influência em parte dela. Mas, uma vida boa é mais do que dinheiro.”

Nesses estudos, foi descoberto que 20% das pessoas que relataram uma vida ótima tinham cinco coisas em comum:

1) Sentiam-se realizadas no trabalho;
2) Tinham pouco estresse financeiro;
3) Viviam em ótimas comunidades;
4) Tinham boa saúde física; e
5) Tinham pessoas queridas que as apoiavam em casos de necessidade.”

Voltando à reflexão inicial sobre a evolução do nível dos seres humanos na terra, se estamos entrando no nível psíquico, onde mente e espírito ditam nosso comportamento e nossas atitudes frente as desigualdades e sofrimentos do mundo e nos cobram atitudes, isso pode justificar o crescente número de escolas filosóficas, comunidades filosóficas e espirituais, programas voltados para o autoconhecimento, meditação e um universo de tudo que se possa imaginar, com o mesmo objetivo, de ajudar a evoluir e melhorar o homem. E se o homem melhora, ele melhora o mundo.

Nesse contexto, vale ressaltar a máxima utilizada em nosso meio de que, quando as atitudes são do bem, éticas, humanas e não prejudicam ninguém, o universo conspira a favor.

Claudia Bittencourt é sócia-fundadora e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Sodimac inaugura unidade no formato homecenter na região litorânea de São Paulo

Próxima Postagem

Bares e restaurantes pagam salários acima da média para garçons e cozinheiros

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Setor de restaurantes abre 8 mil vagas formais e tem o melhor saldo positivo do ano

Bares e restaurantes pagam salários acima da média para garçons e cozinheiros

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.