A Visa do Brasil, em parceria com a Caixa, lançou o Laboratório de Inovação Social em São Paulo, na comunidade de Heliópolis. O objetivo da ação é capacitar empreendedoras da periferia por meio de cursos e mentorias, tanto presenciais quanto remotos. O programa recebe financiamento do Fundo Socioambiental, em parceria com a Impact Hub e a Central Única das Favelas (Cufa).
Também foi criado o Desafio Cartões Caixa Visa Mulheres Empreendedoras, no qual 10 mulheres apresentam seus negócios para representantes de organizações parceiras e empreendedoras de sucesso, com o objetivo de concorrer a um apoio financeiro inicial. Serão selecionados três projetos, sendo que a primeira colocada receberá R$ 10 mil; a segunda será premiada com R$ 6 mil e a terceira, com R$ 4 mil.
“Toda a estratégia do programa vem sendo desenhada com a participação ativa e protagonismo das mulheres beneficiadas, reforçando a missão Caixa como banco social”, diz Jean Rodrigues Benevides, superintendente nacional de Iniciativas Sustentáveis e Inovação.
Etapas de capacitação
Com suporte operacional da Rede Mulher Empreendedora, o programa de capacitação ocorre em três etapas. Realizada de forma presencial em comunidades do Rio de Janeiro, Bahia e Heliópolis, a primeira etapa capacita 900 mulheres em upcycling (reaproveitamento criativo) e empreendedorismo, enquanto outras 4.500 participam de oficinas e atividades.
“Faz parte do nosso propósito impulsionarmos o crescimento e a digitalização de micro e pequenas empresas, principalmente aquelas lideradas por mulheres”, comenta Sabrina Sciama, diretora-executiva de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.
As empresas participantes fornecerão gratuitamente capacitação e mentoria abrangendo áreas como empreendedorismo, liderança, planejamento financeiro, marketing digital, formalização e outros tópicos relevantes.
“Programas como este são essenciais para mudar a vida das mulheres. Ao investir em educação e viabilizar o acesso a recursos financeiros, oferecemos ajuda as mulheres para saírem de círculos de violência”, afirma Ana Fontes, founder e CEO da Rede Mulher Empreendedora.
Com informações de Varejo com Causa.
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