Apesar da migração para marcas mais acessíveis, os brasileiros estão retomando o consumo dentro do lar. O valor das compras cresceu 21,2% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2022. Já o volume de unidades cresceu 9,9% no mesmo período, segundo o Consumer Insights 2023, da Kantar.
Entre os motivos estão a inflação amenizada, o menor índice de desemprego desde 2015, de 8,8%, e o reajuste adicional do salário-mínimo em maio.
As marcas econômicas foram as que tiveram menor variação de preços no período, de 9,4%, enquanto os produtos premium sofreram alteração de 17,9% e os mainstream, de 16,5%.
Por faixa etária, o público jovem é o principal consumidor das marcas econômicas: 16,4% dos brasileiros até 29 anos de idade adquirem produtos desse tipo. As pessoas acima de 50 anos de idade são as que mais compram itens premium, com 17,6%.
Além da priorização de marcas econômicas, as cestas essenciais cresceram 8,5% em unidades e 2% em ocasiões nos carrinhos dos brasileiros. O destaque fica com leite UHT, óleo de soja e açúcar.
Outra categoria que ganhou relevância foi a mercearia salgada, que cresceu 14,8% em unidades e 6% em ocasiões. Salgadinhos, massas tradicionais e massas instantâneas foram os maiores destaques. Enquanto isso, a mercearia doce apresentou alta de 9,8% em unidades e 8% em ocasiões. Biscoitos, chocolates e creme de leite foram as principais contribuições.
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