O Carrefour anunciou nesta quinta-feira, 8, o lançamento de um serviço baseado no ChatGPT que integrará a inteligência artificial (IA) generativa na experiência de compras online na França. Batizado de Hopla, o chatbot é resultado de parceria com a OpenAI, a Microsoft e a Bain & Company.
Em comunicado, a varejista francesa informou que a tecnologia ajudará clientes a escolherem os melhores produtos com base no orçamento pessoal, restrições alimentares ou ideias de receitas. O robô ficará conectado ao mecanismo de busca do site e oferecerá apoio até o final da compra.
O Carrefour revelou ainda que pretende usar a Inteligência Artificial para enriquecer as descrições de produtos da marca e também para os processos internos de compras.
“A IA generativa nos permitirá enriquecer a experiência do cliente e transformar profundamente nossos métodos de trabalho. Integrar as tecnologias OpenAI ao que fazemos é uma oportunidade incrível para o Carrefour. Ao sermos pioneiros no uso de IA generativa, queremos estar um passo à frente e inventar o varejo de amanhã”, disse o CEO da empresa, Alexandre Bompard.
O anúncio teve impacto quase imediato no mercado financeiro. Às 7h35 (de Brasília), a ação do Carrefour avançava 1,30% na Bolsa de Paris.
Com informações de Estadão Conteúdo (André Marinho).
Imagens: Shutterstock e Divulgação