O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou no início da semana o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (2020-2030) do Nordeste, o Plano ABC+Ceará.
Em nota, a pasta informa que a expectativa do governo do Ceará é conseguir, ao lado de outras estratégias (como o inventário de gases do efeito estufa), o estudo de mercado de carbono, o fortalecimento das políticas sustentáveis e de mudanças climáticas, além da descarbonização na agropecuária cearense. Outros estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, lançaram o Plano de Ação Estadual do ABC+ recentemente.
O Programa ABC+ é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também mitigadora de gases de efeito estufa.
Empresas
Preocupação constante do consumidor final, a redução dos impactos ambientais entrou na pauta das empresas, que buscam protagonismo nessa luta, seja para compensar os impactos negativos que elas mesmas trazem no seu processo produtivo, seja para se posicionar em um mercado de consumidores conscientes ou porque realmente entenderam seu papel e estão preocupadas com a sustentabilidade dos seus negócios.
Entre as ações que podem ser adotadas estão o uso de energia renovável, a reutilização de materiais, entre outras. Conheça algumas ações emblemáticas desenvolvidos por empresas brasileiras que podem inspirar nessa conscientização:
1. Via e seus carros elétricos
2. Natura e seus produtos sustentáveis
3. Ambev e seus Eco Coolers
4. Renner e seu jeans de baixo impacto
5. Suzano e sua indústria eco-eficiente
Além disso, a indústria gera quase o total de energia consumido em sua produção e o excedente é vendido como energia renovável capaz de abastecer uma cidade com 1,4 milhão de habitantes.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock