Com uma valoração de US$ 880.455 bilhões, a Apple se mantém como a marca mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo. A Google (US$ 577.683) e Microsoft (US$ 501.856) completam o top 3.
Segundo o Relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, o valor total das 100 principais marcas do mundo soma US$ 6,9 trilhões em 2023. Apesar de uma queda de 20% no índice geral em relação a 2022, o Top 100 segue sua trajetória de crescimento de longo prazo, registrando um crescimento de 47% em comparação com o nível pré-covid (2019).
“As lições para os proprietários das marcas e para os profissionais de marketing continuam claras: o investimento efetivo em marketing e o pensamento de longo prazo são vitais para as perspectivas de crescimento de sua empresa. As marcas que investem sistematicamente na criação de vínculos robustos com o consumidor estão agora muito mais bem posicionadas para enfrentar as condições voláteis atuais e fornecer um nível maior de resiliência aos seus acionistas”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.
Em alta
Das 100 principais marcas, 16 marcas aumentaram seu valor, com destaque para Pepsi, com crescimento de 17% no valor de marca, atingindo US$ 18,8 bilhões. A marca aumentou seu posicionamento de preço premium nos Estados Unidos, sendo considerada uma marca de ‘valor’ no resto do mundo.
Nove marcas voltaram ao Top 100, incluindo Colgate (nº 95), Sony (nº 99) e Pampers (nº 100). Duas marcas chinesas entraram no ranking pela primeira vez: Shein, na posição 70, e Nongfu Spring, na posição 81.
Na 41ᵃ posição, o TikTok é visto como a segunda marca mais disruptiva entre as 100 principais, atrás apenas da Tesla, na 25ᵃ colocação.
As marcas de alimentos e bebidas foram as que demonstraram maior resiliência como categoria geral, com um declínio de apenas 3% em relação ao ano anterior. Fast-food foi a segunda categoria com melhor performance, com destaque para Burger King, que reduziu o tempo no drive-thru com a simplificação do cardápio e painéis digitais e investiu mais intensamente na comunicação da marca. A marca foi recompensada com um valor de US$ 7,7 bilhões, um aumento de 8% em relação ao ano passado.
A Louis Vuitton é a única marca de luxo no Top 10 global, subindo duas posições para a 8ª posição, com um valor de marca de US$ 124,8 bilhões. Já a Dior é a marca de crescimento mais rápido na categoria, aumentando seu valor de marca em 9% para US$ 11,4 bilhões.
“Os resultados deste ano mostram claramente que, mesmo no atual ambiente macroeconômico, ainda é possível encontrar crescimento em qualquer categoria e território com a estratégia certa, focada em estabelecer e manter vínculos fortes com os consumidores”, diz Guerrieria.
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