Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A expansão, o crescimento e o amadurecimento dos programas de fidelidade no varejo

Momentum 1.021

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de junho de 2023
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos

Os maiores programas de fidelidade no mundo são os das empresas de cartão de crédito e companhias aéreas. Nos negócios do varejo, nos shopping centers e foodservice essas plataformas se tornam cada vez mais relevantes.

Para além do estímulo e incentivo representados pela possibilidade de troca de pontos por compras e benefícios para seus membros, no caso das empresas operadoras, um dos mais importantes ativos estratégicos é a possibilidade de monitoramento de comportamento por cluster, segmentos ou até mesmo da personalização do relacionamento, dentro das regras legais de cada país.

Esse benefício para as empresas operadoras é similar àquele obtido pelas plataformas de pagamentos como o Ali Pay ou We Pay, do Alibaba e Tencent, respectivamente, na China, com seus bilhões de transações sendo monitoradas e o ativo estratégico que representa acompanhar as movimentações e o uso dessas informações com efeito preditivo. O que pode explicar, em parte, as quase 500 empresas que fazem parte do Ecossistema Alibaba.

Em eventos internacionais recentes ligados ao varejo e consumo, como a NRF, em Nova York, em janeiro; o WRC, em Barcelona, em abril; e a NRA Show, em Chicago, em maio, esse foi um dos temas com grande destaque, por conta dos importantes avanços que têm ocorrido no uso de ferramentas mais avançadas, inclusive com o uso de Inteligência Artificial, para monitorar comportamentos segmentados e seu uso na melhoria da produtividade, eficiência e rentabilidade de negócios no varejo de forma ampla

Do programa pioneiro da American Express Membership Rewards, com estimados atuais 110 milhões de membros globalmente, ao crescimento e expansão mais recentes dessas iniciativas no varejo, muito tem a ver com a constatação de que tão importante como reconhecer e valorizar a conexão direta, premiando a fidelidade, esses programas representam um ativo estratégico cada vez mais importante pela possibilidade de uso das informações para desenvolver novos e mais rentáveis negócios. E isso tem estimulado outros setores, em especial no varejo, como shoppings centers e foodservice, a incorporarem essa estratégia em seus negócios.

Importante lembrar que o varejo de valor também tem sido um usuário relevante dos programas de fidelidade, com características próprias, como é o caso da Costco mundialmente, com seus 125 milhões de membros, ao premiar com cash back seus clientes mais assíduos.

Na realidade do Brasil, essa evolução também é real e em expansão. Em 2022 houve um crescimento 61,8% em relação ao ano anterior no número de pontos/milhas emitidos, segundo dados da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Desse total, 6,5% vindos de compra de passagens aéreas e 93,5% de compras no varejo e serviços.

A interação dos brasileiros com esses programas de fidelidade cresceu 20% em 2022, em relação a 2021, alcançando perto de 27 milhões de transações, com 194 milhões de inscritos e 400,7 bilhões de pontos/milhas trocados no ano, um crescimento de quase 50% em relação ao ano anterior. Sem dúvida, a disseminação das alternativas de cash back foi um importante impulsionador dessa expansão mais recente.

E tudo indica que esse processo estará ainda expandindo mais, por conta dos resultados alcançados e do interesse do consumidor, que tem aprendido a fazer uso desses programas em seu benefício, o que tem reduzido a taxa de breakage, conceito que mede o percentual de pontos expirados nos últimos anos.

Por essa razão, Pão de Açúcar, RD – Raia Drogasil, McDonald’s, Burger King, Bob’s, Carrefour e Natura por aqui, da mesma forma que Amazon, Target, Walgreens, Boots, Ikea, Tesco, Leroy Merlin, Mercadona, El Corte Inglés, Sephora e Auchan, nos Estados Unidos e Europa, têm investido cada vez mais no desenvolvimento de seus programas de fidelidade e aprendido como tirar melhor proveito dos mesmos.

Sempre importante relembrar o que ocorreu no Brasil com o Smiles, programa de fidelidade gerado dentro da Gol como uma plataforma de relacionamento, que se tornou empresa independente com seu IPO, em abril de 2013, levantando R$ 1,1 bilhão com a venda de ações e um valuation de R$ 4,7 bilhões à época, superior ao valuation da própria Gol, de R$ 1,8 bilhão.

No cenário global e no Brasil, a evolução, o crescimento e o amadurecimento dos programas de fidelidade é parte de um cenário maior que envolve conhecimento, monitoramento e uso avançado das informações geradas numa combinação virtuosa que gera benefícios e vantagens para consumidores e melhoria de desempenho e rentabilidade para as empresas envolvidas.

Vale refletir.

Nota: A Gouvêa Ecosystem lançará em julho sua plataforma de negócios focada em desenvolvimento, implantação e gestão de programas de fidelidade para o varejo, de forma ampla, incluindo shopping centers e foodservice, em parceria com Sponsorb, empresa já atuante nesse segmento de programas.

Esses elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, tendo como tema central “Back to the Future”, de 19 a 21 de setembro em São Paulo.

 Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Confiança do consumidor aumenta e volta para o patamar otimista em junho

Próxima Postagem

Dono da Centauro oferece apoio a colaboradores trans na retificação de documentos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo
Gestão

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano
Varejo

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Varejo

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Dono da Centauro oferece apoio a colaboradores trans na retificação de documentos

Dono da Centauro oferece apoio a colaboradores trans na retificação de documentos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Las emociones que definirán el comportamiento del consumidor en 2027

2 de junho de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

The emotions that will define consumer behavior in 2027

2 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile