Na hora de decidir pela compra de serviços online de viagem, 7 em cada 10 brasileiros desistem se a plataforma de venda não oferecer o meio de pagamento desejado. Segundo um estudo apresentado pela Nuvei no Fórum E-Commerce Brasil, que acontece até esta quinta-feira, 27, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, 90% dos consumidores gostariam de contar com mais variedade de pagamento, como cartão de crédito, Pix e milhas.
Segundo a pesquisa, enquanto 90% dos brasileiros gostariam de poder dividir o pagamento entre as várias modalidades, apenas 27% das empresas aéreas disponibilizam essas opções. Entre as agências de viagens online, somente 22% permitem ao cliente dividir o pagamento pelos meios que ele desejar.
“Flexibilidade, facilidade na interação com as plataformas, tecnologia e transparência são alguns pontos de melhoria a que as empresas devem atentar para garantir maior satisfação dos clientes e, portanto, a garantia de vendas”, afirma Rafael Lavezzo, vice-presidente sênior para a América Latina.
O estudo foi realizado com consumidores na Alemanha, no Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Singapura, Turquia e Hong Kong, além de analisar cerca de 130 sites de compras de companhias aéreas e de agências de viagens localizadas nas Américas, na Europa, na Ásia e no Pacífico.
Dos brasileiros entrevistados, 58% querem ver os valores na sua moeda de preferência e 96% preferem ver preços que incluem todas as taxas e impostos desde o início da compra (e não só na etapa do check-out).
“Nesse quesito, os provedores de viagens já entenderam claramente o quão importante é a transparência nos preços. A maioria das companhias aéreas e agências de viagens online que comparamos no estudo faz isso de forma adequada”, comenta Lavezzo
Oferta x procura
Mais de 85% dos clientes expressaram interesse em usar o recurso “Realizar uma reserva”, mas apenas 26% das aéreas avaliadas oferecem esse serviço e, para agências de viagens online, o percentual cai para meros 7%.
O estudo também apontou que a grande maioria das companhias aéreas exibe as políticas de reembolso e cancelamento, mas 19% dos clientes consideram difícil encontrar esses documentos nos sites.
“Esse é um ponto em que claramente há muito espaço para melhorias. Políticas objetivas de reembolso e cancelamento podem melhorar a satisfação do cliente, reduzir os níveis de chargeback e os custos relacionados ao gerenciamento de contestações, além de fortalecer a conformidade”, destaca Lavezzo.
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