Campus Party Brasil realiza pesquisa inédita para entender oportunidades e tendências para o futuro da tecnologia e de setores emergentes

Para 58% das pessoas ouvidas pelo estudo da Campus em parceria com a Mosaic Lab a IA já é realidade em seu dia a dia

A Campus Party realizou uma pesquisa inédita com o objetivo de entender o perfil do jovem que já passou por alguma edição do evento. O levantamento, que contou como apoio metodológico do Mosaic Lab e do curador Abraão Sena, mostra quais as expectativas das novas gerações em relação ao mercado de trabalho e como ela utiliza as tecnologias emergentes, como a IA, por exemplo. O estudo realizado no mês de julho ouviu mais de 1900 pessoas de todas as regiões do país.

A pesquisa apontou que a inteligência artificial (IA), que tem se tornado mais relevante no dia a dia dos cidadãos e no desenvolvimento de diversas áreas, também está despertando grande interesse das novas gerações, com mais de 50% dos entrevistados demonstrando otimismo em relação ao mercado de tecnologia e inovação.

Além disso, foi possível perceber que a Campus Party, evento referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo, reuniu uma comunidade diversificada e participativa, demonstrando como o know-how do evento está presente em diferentes campos da sociedade. Além das áreas tradicionais como tecnologia da informação e comunicação, os setores de agro, energia e saúde têm ganhado destaque no uso de tecnologias inovadoras.

IA e Setores Emergentes no Foco

58% dos entrevistados afirmaram ter muita conexão com inteligência artificial, demonstrando o alto interesse e envolvimento com essa tecnologia. Além disso, outras tendências como criatividade (54%), redes sociais e influência digital (56%) e games e e-sports (49%) também foram bastante mencionados entre os participantes.

Em relação aos setores da economia, foi possível notar que áreas como agro, energia e saúde têm chamado a atenção dos participantes. Essa tendência indica que a inovação e o uso de tecnologias está se espalhando por diferentes setores, trazendo mais oportunidades para o desenvolvimento do país.

“Os dados dessa pesquisa revelam um panorama impressionante sobre essas novas gerações, capazes de impulsionar mudanças significativas nos negócios e na sociedade como um todo. A presença constante da IA e tecnologias emergentes no dia a dia deles mostra o potencial transformador que carregam consigo. Compreender essa geração é essencial para atrair e reter talentos em meio à rápida evolução tecnológica”, explica Ricardo Queiroz, Head da Campus Party Brasil.

Mercado e Evolução Profissional

A pesquisa aponta também que mais de 50% daqueles que já foram em uma Campus Party possuem interesse em empreender em algum momento da carreira, demonstrando a visão empreendedora e a busca por novas oportunidades no mercado. A Campus Party tem contribuído significativamente para o aprimoramento profissional dos participantes, que relatam terem obtido conhecimento técnico e científico (65%), além de networking (64%) e aprimoramento da visão de negócios (43%) durante as edições do evento que participaram.

Para 70% dos entrevistados, a busca por maiores oportunidades de ganho financeiro é uma das principais motivações para o desenvolvimento profissional. Além disso, 58% estão conectados às novas tendências e tecnologias que estão impactando o mercado, evidenciando a atenção ao avanço tecnológico.

Perfil dos Campuseiros e Envolvimento na Tecnologia

Com relação ao perfil dos campuseiros, como são chamados os frequentadores do evento, foi observado que a Campus atrai uma ampla faixa etária, sendo 40% deles com idades entre 21 e 30 anos, e 29% com 31 anos ou mais. Quanto ao nível de escolaridade, a maioria dos participantes possui ensino superior completo ou está cursando o ensino superior (54%). Além disso, a combinação de trabalho e estudo é uma realidade para 51% dos entrevistados. Além disso, eles se mostraram fiéis ao evento, com 38% tendo ido a mais de duas edições.

Quando questionados sobre o gênero, 59% dos campuseiros se reconhecem como homens cis, enquanto 36% se identificam como mulheres cis, e 1% como pessoas não binárias. É importante ressaltar que a diversidade de gênero também está presente no evento. 70% dos entrevistados acreditam que a diversidade do público que frequenta o evento é alta ou muito alta e 56% veem também como alta ou muito alta a diversidade entre os palestrantes.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist