Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As lojas físicas não estão condenadas, mas algumas não sobreviverão. É a teoria da evolução no varejo!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
20 de julho de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos
composite of hand holding smartphone with maps graphic with store background

composite of hand holding smartphone with maps graphic with store background

Tem muitas lojas físicas fechando? Tem, sim senhor. Por aqui e no mundo. Mas, tem muitas lojas físicas abrindo? Também tem, sim senhor!

Nos últimos meses, temos visto vários artigos na imprensa noticiando o fechamento de lojas de redes de lojas de departamento dos EUA — Sears e Macy´s entre outros— anunciando amplos planos de encerramento de atividades de lojas no país, levando a mais de 2 mil o número de unidades cujas portas vão baixar.

Mais de 10% do espaço de varejo dos EUA, ou quase 1 bilhão de metros quadrados, podem ser fechados, convertidos para outros usos ou renegociados por um aluguel mais barato nos próximos anos, de acordo com dados fornecidos pelo CoStar Group. Isso além das cerca de 5 mil lojas que foram fechadas nos últimos 18 meses, equivalente a 50 milhões de metros quadrados de espaço.

Um problema enfrentado pelos varejistas dos EUA é que existe um excesso de lojas por lá. O país tem cerca de 24 metros quadrados de imóveis para varejo per capita. Em comparação, o Canadá tem apenas 16 metros quadrados por pessoa.

Os consumidores até gastaram mais no fim do ano do ano passado, mas a maior parte do aumento veio de grandes redes de descontos e compras on-line. Os gastos totais subiram 4%, para US$ 658,3 bilhões, durante novembro e dezembro, superando a projeção de 3,6%, de acordo com a National Retail Federation (NRF). As vendas fora de lojas, um indicador de transações on-line, saltaram 13%.

Porém, mesmo com uma dramática mudança de participação, as vendas pela web ainda representam menos de 10% do total das vendas do varejo e estima-se que permaneçam abaixo de 20% nos próximos 5 anos.

Enquanto isso, o varejo físico resiste. Redes como Aldi, Apple, Costco, TJX, Dollar General, Dollar Tree, Nordstrom, H&M, Ulta e Sephora anunciaram recentemente planos que, somados, abrirão cerca de 3 mil lojas físicas.

Redes que iniciaram suas operações no varejo digital, como a Bonobos, Casper, Warby Parker, além da própria Amazon, estão agora abrindo dezenas de lojas físicas, pois seus planos de somente manter operações on-line se mostraram limitados e não lucrativos.

Estamos, de fato, acompanhando um período de profundas transformações nos protagonistas do varejo em algumas áreas e segmentos. Está claro que aqueles varejistas tradicionais que não inovam, não estão entendo as mudanças comportamentais dos seus clientes e que não estão se reposicionando diante dos novos canais, não estarão mais fortes e pujantes como foram nos anos anteriores.

O varejo digital trouxe para os consumidores muita inovação – informações sobre produtos e preços, muito sortimento, visão de concorrentes, e diversas formas convenientes para entrega dos produtos. Trouxe a conveniência de oferecer a qualquer momento, em qualquer lugar, de qualquer forma, o acesso a quase tudo, e também deixou que as fraquezas dos modelos de negócios de vários varejistas viessem à tona. O fracasso dos varejistas tradicionais em inovar na última década colocou alguns deles em uma posição insustentável à partir da qual eles nunca mais se recuperarão.

O futuro não será distribuído uniformemente. Claramente, existem marcas e categorias de varejo que estão sendo extremamente ameaçados pelo varejo on-line. Há porém setores que estão em declínio (lojas de departamento e hipermercados), cujos problemas têm pouco a ver com o que aconteceu recentemente. Outros ainda permaneceram imunes às forças disruptivas que estão atrapalhando os demais. As redes de descontos, os clubes de compras, as lojas de preço único e os postos de gasolina são alguns exemplos. Os supermercados também tiveram um pequeno impacto, embora isso ainda possa mudar. Também é importante notar que algumas forças que estão moldando a indústria têm pouco a ver com o comércio eletrônico versus lojas físicas ou a noção de que a Amazon está dominando o mundo. Muitos setores estão sendo atingidos por uma mudança fundamental no comportamento dos hábitos de compras que não tem nada a ver com a forma como os gastos estão sendo atribuídas as lojas físicas ou lojas on-line.

Postagem anterior

Varejo cresce 7,9% na 1ª quinzena de julho ante igual período de 2016

Próxima Postagem

Carrefour fixa em R$ 15 por ação seu preço de saída da Bolsa de São Paulo

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem

Carrefour fixa em R$ 15 por ação seu preço de saída da Bolsa de São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.