Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Dia dos Pais: 85% dos moradores das favelas pretendem comprar presentes

Segundo a pesquisa Persona Favela, gasto médio será de R$ 191,93

Redação de Redação
4 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Vendas no Dia dos Pais devem recuar 20% em 2024, aponta pesquisa do Ibevar

Com um gasto médio de R$ 191,93, 85% dos moradores de favelas e comunidades periféricas vão comprar um presente no Dia dos Pais. Segundo a pesquisa Persona Favela do NÓS, do Novo Outdoor Social e da HSR Specialist Researchers, 33% vão gastar mais, em relação a 2022, e 45% pretendem manter os gastos do ano passado.

Além dos pais (82%), outros membros da família ou do convívio dos moradores serão presenteados, incluindo namorados e esposos (14%), avôs (10%), sogros (7%) e irmãos (4%).

Entre os entrevistados, 51% afirmaram que irão comprar presentes para suas mães – entre o público de 18 a 24 anos, esse índice chega a 59%. Esse número reforça outra conclusão importante do estudo: para 70% dos participantes que declararam ter pais ausentes ou não conhecidos, suas mães são como pais.

“Esses insights merecem total atenção das marcas e anunciantes, tendo em vista o poder de consumo desses territórios, e da indústria varejista, pela força dos negócios locais que giram a economia circular e gera emprego e renda para as comunidades,” comenta Emilia Rabello, fundadora e CEO do NÓS, o Novo Outdoor Social.

O estudo revelou ainda que “a necessidade do pai”, “aquilo que ele está precisando” serão os principais motivadores para a compra do presente. Entre os itens mais procurados estão roupas (39%), perfumes (29%), calçados (27%), acessórios esportivos (22%), relógios (22%) e outros acessórios, como carteiras (21%).

Compras na comunidade

Entre os moradores, 53% comprarão nas lojas da comunidade, seguidos dos shoppings e lojas online. Além disso, 79% dos entrevistados preparam algum tipo de festa para o Dia dos Pais, com preferência por almoços ou jantares (28%) e churrascos (19%).

Para Lucas Pestalozzi, sócio da HSR Specialist Researchers, a recente melhora da economia, com aumento além do esperado do PIB, é um dos fatores que explica o maior interesse em consumo nas favelas este ano. “É fundamental observar a positiva consciência financeira dos moradores, uma vez que 59% deles pretendem manter os gastos dentro do orçamento”, afirma.

Foram ouvidos 1.616 participantes, moradores de periferias brasileiras em entrevistas presenciais e online. O índice da confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de apenas 2,4%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Eficiência exponencial: quando escala e operações otimizadas se encontram

Próxima Postagem

Petrobras fará programa de recompra de até 157,8 milhões de ações

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Diretor diz que Petrobras alcançou recordes e resultados históricos no 3º trimestre

Petrobras fará programa de recompra de até 157,8 milhões de ações

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.