Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Faltam 3 meses para o Dia de Doar: descubra como engajar sua empresa

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
9 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Faltam 3 meses para o Dia de Doar: descubra como engajar sua empresa

Quem trabalha com varejo sabe que o mês de agosto marca o início das preparações para uma das datas mais movimentadas do setor: a Black Friday, que este ano será no dia 24 de novembro. Os três meses de antecedência são estratégicos para deixar tudo pronto: campanhas de marketing, estoque renovado, logística organizada. Mas há uma outra data logo na sequência da Black Friday, que também pode entrar para o calendário de planejamento dos negócios agora: o Dia de Doar, que esse ano será no dia 28 de novembro.

A data faz parte de um movimento mundial chamado Giving Tuesday, que nasceu nos Estados Unidos e acontece tradicionalmente na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Por causa disso, o Dia de Doar acabou se tornando uma resposta solidária aos movimentos de consumo, como a Black Friday e a Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Pessoas, organizações e empresas se engajam na campanha com ações diversas.

Começar, desde já, a pensar em como a empresa quer se engajar é fundamental para garantir uma campanha bem-sucedida, tanto em doações realizadas, quanto em retorno de visibilidade para a marca e envolvimento dos clientes. Há diversas formas de fazer uma ação no Dia de Doar, desde as mais simples, como uma página para a doação ou, ainda, um percentual da venda revertida para instituições de impacto social, até outras mais elaboradas, como o matchfunding, um modelo no qual as doações são multiplicadas pela empresa a depender do engajamento dos doadores.

Uma boa dica é, ao contratar a campanha ou mídia para a Black Friday, a empresa incluir o pedido de contrapartida de campanha social para o Giving Tuesday. Também pode fazer um levantamento das ONGs parceiras para ceder a elas o que tiver: espaço de mídia, poder de comunicação e relacionamento com parceiros. Agosto também é um bom mês para começar a engajar os funcionários sobre o tema: coloque-o no calendário da empresa e promova ações internas que estimulem os colaboradores a participarem do movimento.

As marcas também podem começar a se inspirar em cases de sucesso do Dia de Doar para criar suas próprias campanhas. Um exemplo é o PayPal, que, em 2021, se comprometeu a doar R$ 5 a cada compra realizada na plataforma da marca Privalia. O valor arrecadado foi repassado para a AFESU, ONG que promove educação para meninas e mulheres. Outro caso é o do Movimento Todo Cuidado Conta, da Raia Drogasil, que levanta recursos para projetos de saúde integral em São Paulo. A empresa criou um matchfunding que gera R$ 1 de doação da empresa a cada R$ 1 doado pelos consumidores.

Outro exemplo que veio de casa foi a realização no Grupo MOL (que inclui o nosso braço social, o Instituto MOL) de uma gincana corporativa no Dia de Doar, utilizando o teste “Descubra sua Causa como base”. Os funcionários foram divididos de acordo com a resposta no teste online (que indica sua causa do coração), e trabalharam juntos para arrecadar recursos para ONGs relacionadas à causa de casa equipe. Foram arrecadados mais de R$ 44 mil em doações, além da oportunidade de unir a equipe em torno de um propósito solidário, trazendo conexão e senso de pertencimento.

Engajar-se com o Dia de Doar é uma oportunidade para os negócios que se preocupam com o impacto positivo de suas operações, que desejam uma conexão com seus consumidores a partir do compartilhamento de uma causa e que querem aumentar a visibilidade de sua marca, tendo em vista que nesta data muitas pessoas buscam ações para apoiar. Quando a empresa escolhe ser parte desse movimento global de doação e pede ao seu público que participe junto com ela, também faz um movimento importante que é “furar bolhas”, alcançando pessoas que as ONGs nunca alcançariam sozinhas.

O que não faltam são bons motivos para trazer o Giving Tuesday para o negócio. Então, toda vez que pensar que faltam poucos meses para a Black Friday, quem sabe não pensar que também se aproxima o Dia de Doar? Que tal começar a planejar hoje essa resposta solidária pós sexta-feira de consumo?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia dos Pais: 5 dicas para aprimorar o atendimento e atrair o consumidor

Próxima Postagem

Incorporadora chinesa Country Garden se afunda em crise de dívida

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Incorporadora chinesa Country Garden se afunda em crise de dívida

Incorporadora chinesa Country Garden se afunda em crise de dívida

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.