O Grupo Carrefour promoveu a restruturação de sua área digital e do e-commerce nesta quinta-feira, 17. Estima-se que entre 15% e 20% dos funcionários tenham sido demitidos. Pelo menos 3 diretores e 6 gerentes foram desligados, além do diretor-sênior de Negócios Digitais, Alexandre Gyurkovits.
Foram afetadas a área responsável pelo e-commerce do Carrefour, Sam’s Club e das bandeiras de supermercados; a de serviços digitais, que cuida da venda de seguros e garantia estendida; e a área responsável pelas parcerias de marketplace, como o Magazine Luiza, Via e Shopee, e sellers.
O e-commerce representa hoje 15% das vendas do grupo e apresentou resultado positivo no segundo trimestre, com R$ 2 bilhões de GMV (Gross Merchandise Volume, ou volume bruto de mercadorias), um crescimento de 30,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fontes ouvidas pela Mercado&Consumo acreditam que os cortes tenham acontecido para reduzir despesas e equilibrar o resultado das lojas físicas. Provavelmente, as áreas que foram afetadas serão incorporadas por outras.
O Carrefour considera natural a reestruturação das áreas para reduzir a duplicidade de funções que se sobrepunham. “Temos nos dedicado à execução da integração do Grupo BIG e as movimentações fazem parte de uma reestruturação natural que tem como objetivo diminuir a duplicidade de funções que se sobrepunham. Esta é uma decisão difícil e sensível, porém necessária neste momento. Agradecemos e desejamos sucesso aos colaboradores”, informou a assessoria do Carrefour, por meio de nota.
Imagem: Shutterstock