A rede Omo Lavanderia, estabelecida em março de 2020 durante a pandemia de covid-19, alcançou a marca de mais de 300 lojas em todo o Brasil em apenas três anos de operação. A empresa deu prioridade à comunicação com seus franqueados, implementando uma plataforma em parceria com a Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão e comunicação para grandes redes.
A pandemia trouxe um desafio imediato para a marca, pois o lockdown exigiu uma transição para a comunicação virtual com os franqueados. A primeira convenção presencial aconteceu apenas no ano seguinte. A empresa direcionou seus esforços para criar uma comunicação unificada com os franqueados, enfatizando o digital como um aliado fundamental. Esse foco na comunicação ágil se intensificou devido ao rápido crescimento da marca.
“Uma comunicação ineficaz dentro da rede pode acarretar falta de sinergia e de estratégia, e prejudicar até mesmo a consistência da marca, o que pode acontecer quando o franqueado não está bem alinhado com a franqueadora. Além disso, a dificuldade em compartilhar informações acaba dificultando até mesmo tarefas que são básicas no dia a dia”, explica Camila Mateus, head de Marketing da Omo Lavanderia.
Plataforma Yunga
A plataforma de gestão da Yungas é uma ferramenta completa que inclui comunicação, suporte técnico, treinamentos, checklists para manter padrões, um mercado virtual e um programa de melhoria. Ela se concentra em usar o Health Score para acompanhar as unidades, avaliando coisas como a satisfação dos clientes, o envolvimento da equipe, as vendas e a consistência para identificar problemas e oportunidades de crescimento na companhia.
Camila também destaca que a comunicação próxima com os franqueados é uma parte fundamental da estratégia de crescimento da empresa. “Uma das coisas que temos muito claro é como entendemos o papel do franqueado e dentro da infraestrutura da empresa, e a Yungas nos ajuda a fortalecer e propagar essa visão.”
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