O setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,9% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com os dados da Pesquisa de Desempenho do 2º trimestre realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento apresentou um salto no faturamento, indo de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões. Em uma comparação com anos anteriores, em relação ao segundo trimestre de 2021 o aumento na receita foi de 31,9% e em relação a 2019 foi de 25,8%.
O estudo indica um crescimento notável em diversos setores durante o período analisado, destacando-se:
- Hotelaria e Turismo: Este setor experimentou um crescimento significativo, impulsionado pela retomada das interações sociais presenciais. Além disso, a manutenção de atividades nos setores de delivery e e-commerce contribuiu para esse crescimento.
- Foodservice: Juntamente com o setor de Hotelaria e Turismo, o segmento de Alimentação Food Service também se destacou no trimestre anterior e continuou a prosperar. A adaptação a novos modelos de entrega e compras online contribuiu para seu sucesso contínuo.
- Moda: O setor de moda também teve um desempenho positivo, beneficiado pela retomada das atividades sociais presenciais. No entanto, a presença constante nos canais de delivery e e-commerce desempenhou um papel fundamental em sua estabilidade.
Apesar desses sucessos, há desafios significativos a serem enfrentados, incluindo:
- Pressão Inflacionária: A inflação continua a ser uma preocupação, afetando os custos operacionais e, potencialmente, os preços dos produtos e serviços.
- Dificuldade no Acesso a Crédito: A obtenção de financiamento pode ser um desafio para as empresas, o que pode afetar seu crescimento e expansão.
- Mudança de Hábitos do Consumidor: As preferências dos consumidores estão em constante evolução, e as empresas precisam se adaptar rapidamente para atender às novas demandas.
- Consolidação dos Canais Digitais e Estratégias de Inovação: A competição nos canais digitais está se intensificando, e as empresas precisam investir em estratégias de inovação para se manterem relevantes.
“Trata-se do oitavo trimestre de crescimento seguido do setor, sustentando nossa curva de desenvolvimento para além dos impactos da pandemia. Isso representa também a força do modelo de franchising para escalar negócios de forma rápida e organizada; não por acaso, continuamos atraindo novas marcas e players do exterior”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Tanto nos primeiros seis meses de 2023 quanto no acumulado dos últimos 12 meses, a estabilidade do setor se torna evidente.
- Primeiro Semestre de 2023 vs. Primeiro Semestre de 2022:
- Crescimento de 15,0% na receita do setor de franquias.
- Faturamento aumentou de R$ 91,432 bilhões para R$ 105,107 bilhões.
- Primeiro Semestre de 2023 vs. Primeiro Semestre de 2021:
- Crescimento de 29,7% na receita.
- Primeiro Semestre de 2023 vs. Primeiro Semestre de 2020:
- Crescimento expressivo de 51,8%.
- Primeiro Semestre de 2023 vs. Primeiro Semestre de 2019 (antes da pandemia):
- Crescimento de 24,2%.
- Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2023 vs. Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2022:
- Crescimento de 15,2% na receita das redes de franquias.
- A receita aumentou de R$ 195,480 bilhões para R$ 225,163 bilhões.
- Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2023 vs. Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2019:
- Crescimento de 25,1%.
- Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2023 vs. Acumulado dos Últimos 12 Meses até Junho de 2020:
- Crescimento de 31,3%.
“Nos chama a atenção também a recuperação da movimentação de pessoas nos shoppings centers, associada a um nível de negócios elevados no delivery e outros canais digitais. Mais do que nunca, falamos em operar nos dois mundos, digital e físico, e nos organizar para explorar cada vez melhor a associação dos dois”, acrescenta.
Faturamento e número de operações
O levantamento ainda mostra a distribuição do faturamento e das unidades de franquias por região. A ABF observou um cenário de estabilidade, com uma leve elevação na participação do Sudeste, o que está relacionado ao tamanho da economia dessa região.
“Apesar de a pesquisa deste ano não ter detectado movimentos muito significativos no mapa de atuação do franchising, entendemos que o movimento do setor para o interior e localidades fora do eixo Rio-São Paulo se mantém, inclusive alavancado pelas facilidades dos recursos digitais”, completa o presidente.
Além disso, a associação identificou que o setor de franquias tem se beneficiado da força do agronegócio, que está gerando novas oportunidades. A entidade conduziu um estudo sobre os estados e identificou que, entre os dez estados que mais cresceram em faturamento de janeiro a junho, seis têm suas economias fortemente impulsionadas pelo agronegócio. Esses estados são Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
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