O digital vai dar certo? O físico vai ser escanteado? O varejo digital é o futuro? O presente? As lojas físicas vão acabar? Foram inúmeras as perguntas nos últimos anos, principalmente dado o avanço tecnológico em todas as esferas da sociedade. Muito acelerado ainda pela pandemia.
Com o passar do tempo a maior parte desses questionamentos foi respondida. E da mescla entre o físico e o digital nasceu o phygital, conceito que tem como grande objetivo catapultar a experiência do consumidor, onde quer que ele esteja.
Mas ser phygital é digitalizar uma loja física? É personalizar uma entrega de um e-commerce? É simplesmente fazer a tal mescla de digital e físico? “Não basta apenas embarcar tecnologia no ponto físico. Isso não é ser phygital. A operação tem que funcionar, tem que fluir. De nada adianta ter aquele processo e ele não funcionar. O phygital é uma demonstração clara de que eu embarquei uma tecnologia digital e potencializei a experiência. E o contrário é válido também. Se eu embarcar o físico dentro de uma operação digital e essa fluidez acontecer. É a realização é que gera o termo ‘phygital’. Não apenas a iniciativa”, revela Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Frederico Mardegan, Senior Director Digital & E-commerce da Samsung, concorda. O conceito até parece simples. Mas vai além das aparências. “Não é só uma questão tecnológica. É uma questão de mindset. De conflito de canais. Se você não tiver um programa muito bem alinhado, o vendedor da loja pode não querer vender o produto do online. O phygital envolve não só a questão de tecnologia, mas uma questão de cultura digital da companhia. Justamente para que se tenha uma fluidez e para que o consumidor não identifique nenhum tipo de fricção. Vai muito além de uma plataforma”, afirma o executivo.
Frederico e Roberto falarão sobre isso e muito mais no segundo dia (20/09) do Latam Retail Show, um dos mais importantes eventos de varejo B2B da América Latina, no painel “Mundo phygital: A fusão do Universo Físico e Digital, elevando a Experiência do Consumidor a um Novo Nível”, ao lado de Diego Kilian, diretor de Omnichannel & Canais Digitais da Raia Drogasil, e de Briza Rocha Bueno, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Marketing do AliExpress.
E como parte de um esquenta para o evento, deixando um gostinho de quero mais, a Mercado&Consumo gravou alguns webcasts especiais para o Latam Retail Show 2023. Então, confira abaixo um bom ensaio sobre muito do que será colocado à mesa do conceito de phygital e de seus desdobramentos.
Mais de 200 palestrantes
A edição de 2023 do Latam Retail Show contará com mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 100 horas de conteúdo pago e gratuito e a apresentação de pelo menos sete pesquisas inéditas. O evento será realizado entre 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Um cerimônia de lançamento para o mercado foi realizada nesta quinta, 22 de junho, também na capital paulista.
As palestras e painéis abordarão três linhas temáticas: Desafios do Agora, Imagin(ação) para o Futuro e Olhar para as Pessoas.
O diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa, ressalta que o macrotema do evento serão os desafios que o varejo enfrenta em sua jornada. “Nesta edição do Latam Retail Show, teremos a oportunidade de explorar soluções inovadoras e vislumbrar o futuro do setor. Vamos entender as tendências emergentes, adaptar-nos às mudanças e transformar o varejo em uma experiência cativante e tecnologicamente avançada. O evento será o palco ideal para impulsionar o setor rumo a um futuro próspero e emocionante, em todos os formatos de loja, categorias de produtos, canais de venda e modelos de negócios, no qual a criatividade e a inovação se encontram para criar a próxima era do varejo”, complementa.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs
Imagem: Shutterstock