No cenário atual com crescente participação de Inteligência Artificial Generativa muito se discute sobre as transformações que acontecem no varejo e o que mais temos ouvido é que se torna fundamental saber fazer as perguntas certas.
No tema do Latam Retail Show deste ano, “Back to the Future”, as perguntas e discussões se concentram nas mudanças ocorridas no processo natural de desenvolvimento do setor, em especial por conta dos avanços do digital e da tecnologia. E mais tudo que o recente período pandêmico e a retomada precipitaram de aceleração ou retrocesso
Na busca das perguntas certas, eis uma lista de apenas 68 delas que serão respondidas no evento deste ano por alguns dos 263 palestrantes nacionais e internacionais confirmados ou nas 10 pesquisas exclusivas e nos 7 eventos paralelos e integrados.
Se você tem as respostas para todas elas nem precisa participar. Caso contrário é interessante que acompanhe, presencial ou virtualmente, no mínimo para testar suas opiniões em relação ao que pensam os líderes que inspiram outros líderes do varejo.
1. Como as transformações que ocorrem no cenário global podem alterar as tendências locais no varejo brasileiro?
2. Quais são as principais preocupações que envolvem os consumidores latino-americanos e os brasileiros?
3. Quem são, o que pensam e como agem os “Smart Consumers” emergentes na retomada pós-pandemia?
4. Quais são as macrotendências de comportamento que mais impactarão o consumo e o os negócios?
5. Quais os maiores desafios que cada setor, canal e segmento enfrenta neste momento do Brasil?
6. O que se nota como mais relevante nas mudanças no comportamento dos consumidores pré-pandemia e no estágio atual?
7. Como as transformações no comportamento dos consumidores, que também são funcionários e colaboradores, podem exigir mudanças na forma como agimos como líderes?
8. Quais serão os maiores desafios no desenvolvimento de pessoas no varejo até 2030?
9. Existe uma mudança relevante na geografia do potencial de consumo no Brasil como resultado da evolução natural de desenvolvimento e potencializado pela pandemia?
10. Qual a visão sobre a evolução do home office e seus potenciais impactos no comportamento de consumo nas diferentes categorias, canais e modelos de negócio?
11. Como irá evoluir a participação do foodservice no total dos dispêndios com alimentação nos próximos anos? Os atuais 36% devem crescer para quanto até 2030?
12. Como será o processo de reinvenção dos Shoppings centers, precipitado pelas mudanças de hábitos e o crescimento do e-commerce?
13. Quantos são os Strip centers hoje no Brasil e qual seu potencial de crescimento futuro?
14. Existe espaço para os Power centers no cenário atual e futuro?
15. Como os programas de fidelidade podem se tornar ferramentas estratégicas para tornar mais fiel um consumidor cada vez mais propenso à infidelidade?
16. Quais as principais tecnologias disponíveis para apoiar os programas de fidelidade?
17. Programas de fidelidade apoiados por Inteligência Artificial (IA) vão criar vantagens competitivas relevantes para as empresas que os adotarem?
18. Como desenvolver novas competências nas equipes para atender e entender consumidores empoderados e cada vez mais informados?
19. Como repensar a cultura das organizações em um ambiente dominado por rápidas e constantes mudanças, em especial nos setores de varejo e consumo?
20. Como é possível combinar tecnologia, digital e o toque humano para criar diferenciação nas lojas de varejo?
21. Em que categorias e para quais segmentos e classes sociais esses apelos podem ser mais interessantes?
22. Como a nova polarização no varejo envolvendo Experiência, Valor e Conveniência pode afetar o desempenho dos negócios no varejo e consumo?
23. Como a incorporação de serviços aos produtos, criando soluções, se torna um caminho natural para diferenciar e melhorar rentabilidade?
24. Existe espaço para marcas e produtos brasileiros no mercado internacional usando o Cross Border como canal? Onde e para que categorias e segmentos?
25. O quanto poderá evoluir a sensibilidade dos consumidores com os temas de sustentabilidade e eventuais cobranças das marcas de produtos e do varejo?
26. O quanto o compromisso com a sustentabilidade já muda o comportamento de compra do Smart Consumer?
27. No momento atual é mais importante o compromisso com a sustentabilidade ou o preço baixo? Como essa opção funciona para os diversos segmentos etários e classes sociais?
28. Como avaliar a expansão das alternativas Go To Market de fornecedores pelos canais físicos e digitais?
29. Que impactos a estratégia Go To Market dos fornecedores traz para o mercado como um todo?
30. Em que setores e segmentos deverá haver maior crescimento nessa tendência de desenvolvimento de canais diretos dos fornecedores?
31. Quais modelos podem e devem ser desenvolvidos envolvendo as relações diretas entre varejo e indústria fornecedora nos cenários atual e futuro?
32. Como será a expansão do e-commerce no mercado brasileiro para os próximos anos? Se fôssemos projetar, os atuais patamares de 10-12% do total das vendas do varejo, quanto poderia representar em 2030?
33. Quais setores e segmentos do varejo serão mais impactados pela continuidade da expansão dos canais digitais?
34. Quais as principais plataformas para implantação e desenvolvimento dos canais de e-commerce?
35. Quais os mais relevantes aprendizados na gestão do e-commerce que podem e devem ser usados por novos entrantes?
36. Qual é a perspectiva de aumento de participação das marcas próprias no varejo brasileiro?
37. Em que segmentos em especial deverão ocorrer os maiores crescimentos das marcas próprias?
38. Como os consumidores se relacionam com as marcas próprias nas diversas categorias e quais suas expectativas com relação a esses produtos?
39. Como podem ser avaliadas as iniciativas adotadas com respeito à equidade competitiva com produtos trazidos do exterior?
40. Quanto a atual taxação envolvendo produtos trazidos do exterior com valor de até US$ 50 só com pagamento do ICMS de 17% prejudica a indústria e o varejo do país?
41. Quais segmentos ou categorias tenderão a ter maior expansão na evolução do potencial de consumo nos próximos anos?
42. Como de fato a IA poderá mudar as tendencias no cenário de varejo atual?
43. É irreversível o aumento do nível de competitividade no cenário futuro do varejo brasileiro?
44. Como a informalidade impacta o desempenho do varejo formal e obriga o aumento das taxas de impostos para cobrir as despesas do Estado?
45. Em que setores devemos ter maior crescimento no nível de concentração de mercado entre as diferentes categorias, canais e formatos?
46. A integração de parceiros através de modelos diferenciados de negócios, como marketplaces, franquias, grupos voluntários ou centrais de negócios, são caminhos naturais para manutenção ou expansão da participação de mercado de pequenos e médios?
47. Para começar hoje um negócio no setor de varejo no Brasil e olhando para o potencial futuro, que canal, que categoria e que modelo de negócio deve ser privilegiado?
48. Que regiões geográficas têm maior potencial de consumo e para quais categorias de produtos nos próximos anos?
49. Que novos requerimentos são demandados dos líderes dos setores de varejo e consumo no cenário atual e futuro?
50. Em negócios que envolvam família na gestão, quais são as principais preocupações que garantam o crescimento sustentável da empresa?
51. Como pensar, estruturar e desenvolver programas que contribuam para a perenidade dos negócios no varejo?
52. Quais as melhores alternativas para incorporar novas tecnologias para tornar a experiência dos consumidores mais marcante e diferenciada?
53. Quais evoluções são previstas nos meios de pagamentos que podem mais impactar os negócios no varejo e consumo?
54. O que virá pela frente na evolução do Pix?
55. Qual o potencial impacto da eliminação da modalidade de pagamento sem juros nos negócios de varejo?
56. Como a tecnologia emergente e o avanço do digital vão transformar e elevar as expectativas dos consumidores e exigir mudanças no antigo PDV/Loja transformando no OmniPDX?
57. Considerando a evolução do comportamento do emprego, renda, massa salarial, crédito e confiança do consumidor, o que é possível prever para o comportamento do varejo e consumo para os próximos períodos?
58. Quais as melhores alternativas para financiar o crescimento dos setores de varejo e consumo para os próximos anos considerando o cenário global e local?
59. Abrir capital através de IPO é a melhor alternativa para perenizar e monetizar um negócio no varejo?
60. Vamos assistir um aumento no número de fusões e/ou aquisições de empresas de varejo nos próximos anos?
61. Qual a tendência de crescimento do setor de franquias e em que categorias e modelos para os próximos anos?
62. Quais as visões sobre potenciais impactos da Reforma Tributária como foi encaminhada para o Senado nos diversos setores de varejo?
63. Quais os maiores desafios para o varejo brasileiro no estágio atual?
64. Qual o real risco do retorno das contribuições sindicais nos setores de varejo e consumo?
65. Como a reforma administrativa pode contribuir para evitar danos maiores na reforma tributária para os setores de comércio e varejo?
66. Quais os impactos positivos para os setores de varejo e consumo de um projeto estratégico para a nação que seja mais ambicioso do que aqueles que se renovam a cada mandato?
67. Como avaliar o posicionamento do setor empresarial no cenário de mais longo prazo do Brasil?
68. Que caminhos o setor empresarial, ligado ao varejo e consumo, deve adotar para se tornar mais participante e atuante em prol do crescimento social e econômico e da redução das desigualdades no Brasil?
Essas são apenas 68 “questões-exemplo” do que será debatido e respondido no evento, que acontece esta semana, reunindo líderes que inspiram líderes nos setores de comércio, varejo e consumo, nacionais e internacionais.
E que podem ser acompanhadas presencial ou virtualmente.
Conheça mais do temário do Latam Retail Show 2023 clicando aqui.
Estejam conosco e vamos construir as respostas corretas juntos!
Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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