O iFood está mobilizado para ajudar seus parceiros que têm sido afetados pelas fortes chuvas no Sul do País. A empresa está prestando apoio à população da região por meio de uma campanha emergencial de doações pelo aplicativo para as ONGs CUFA e Ação da Cidadania.
Para organizar melhor o auxílio, o iFood dividiu três frentes de atuação: lojas parceiras, entregadores e população.
No pilar das lojas parceiras, a empresa beneficiará 2018 parceiros afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul com a antecipação dos valores dos repasses referentes às próximas três semanas. Serão quase R$ 10 milhões em repasses adiantados, e o iFood cobrirá totalmente os custos do adiantamento. O objetivo da ação é que os parceiros tenham mais caixa disponível para facilitar a recuperação de seus negócios.
Os repasses adiantados serão os de 20 de setembro, 27 de setembro e 14 de outubro, referentes a recebíveis de vendas realizadas entre 14 de agosto e 12 de setembro. Para as vendas a partir de 13 de setembro, os repasses voltarão a ser feitos em 30 dias úteis.
Já para os entregadores e entregadoras parceiros do iFood, eles e suas famílias serão acolhidos e terão apoio emocional e material da empresa em oito das cidades afetadas pelo ciclone extratropical. Os benefícios deverão contemplar 706 entregadores e entregadoras. O critério de seleção é ter feito ao menos uma rota por semana nas últimas três semanas de agosto (de 14 de agosto a 3 de setembro).
Os entregadores e as entregadoras contemplados receberão quatro repasses extras, totalizando um investimento semanal de R$ 276 mil e mensal de R$ 1,1 milhão. O valor dos repasses será calculado com a média de ganho nas últimas três semanas de agosto, com mínimo de R$ 100.
No tocante à população geral, pelo aplicativo, os clientes do iFood podem realizar doações para a campanha emergencial de apoio às pessoas afetadas pelas chuvas. Os recursos arrecadados serão repassados às ONGs parceiras do iFood CUFA (Central Única das Favelas), que distribuirá itens de primeira necessidade para a população atingida, e Ação da Cidadania, que levará alimentos.
Existem duas maneiras de fazer as doações no aplicativo. Uma delas é na finalização de um pedido, quando é perguntado se você deseja fazer uma doação. A outra é entrando no seu “Perfil”, que está no canto inferior direito da tela de início. Lá, selecione “Doações” e escolha “SOS Região Sul – Ação da Cidadania” e/ou “SOS Região Sul – CUFA”.
Além do iFood, inúmeras empresas do varejo têm lançado ações para ajudar as pessoas atingidas no início do mês pelo ciclone extratropical. Havan e shoppings da rede Iguatemi estão entre elas.
Imagem: Shutterstock