A empresas de alimentos JBS, iniciou as obras para a construção do primeiro centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em proteína cultivada no Brasil, o JBS Biotech Innovation Center. A previsão é que o centro de pesquisa seja inaugurado até o final do próximo ano. Esse será o maior centro de pesquisa voltado para a biotecnologia dos alimentos no Brasil e ficará localizado dentro do parque de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis (SC).
O investimento será de US$ 22 milhões para a construção do JBS Biotech Innovation Center, desde as obras civis e aquisições de equipamentos, até da implantação dos laboratórios e da planta-piloto. A empreendimento ainda contará com uma equipe de 25 cientistas com pós-doutorado, especialistas em diversas áreas, além de staff e pessoal de apoio administrativo.
“O JBS Biotech Innovation Center reforça a nossa aposta no setor de proteína cultivada, consolida nossa posição como uns dos principais players neste mercado tão promissor, e reforça o nosso compromisso de oferecer produtos inovadores e de alta qualidade aos nossos consumidores”, afirma o diretor global de Suprimentos e Inovação da JBS, Jerson Nascimento Jr.
O projeto tem como foco inicial tornar o processo produtivo da proteína cultivada mais eficaz, escalável e economicamente competitivo. Luismar Marques Porto, presidente da Divisão de Carne Cultivada e do JBS Biotech Innovation Center, e Fernanda Vieira Berti, vice-presidente do Centro de Pesquisa, são os doutores que estarão no comando do centro de pesquisa. Ambos são especialistas em bioengenharia, e possui vasta experiência profissional e acadêmica internacional no ramo.
“Para nós, é motivo de grande satisfação fazer parte da primeira iniciativa desse porte no Brasil e, ainda, poder contribuir com estudos que contribuirão para a expansão do setor. Sem dúvida alguma, esse projeto se tornará uma referência internacional”, declara Porto.
Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação