Faltando menos de dois meses para a Black Friday, o momento é de preparação total para uma das mais importantes datas do varejo no ano. Estima-se que pelo menos 50% dos compradores brasileiros irão realizar alguma compra durante o período, que tem se mostrado cada vez mais duradouro, não se restringindo apenas à sexta-feira. E para que o comércio eletrônico esteja pronto para lidar com o aumento significativo no tráfego, nas vendas e nas entregas, algumas etapas devem ser realizadas com antecedência. O planejamento estratégico da logística é uma delas.
A ideia é que a entrega aconteça com agilidade e eficiência, permitindo que o consumidor receba o produto dentro do prazo que ele mesmo solicitou, além de um valor de frete justo, já que este é o principal motivo das desistências de compra no momento do checkout, ao inserir o CEP de entrega.
Segundo Ross Saario, CEO do Grupo Intelipost, plataforma de gestão logística, é preciso apostar em planejamento estratégico, tanto para as vendas quanto para as entregas. “O e-commerce precisa ainda otimizar a sua oferta de frete. Só para se ter uma ideia, a taxa mundial de abandono de carrinho em 2022 é maior que 70%, segundo dados do Statista. Então, se você não oferece aos consumidores opções flexíveis, com diferentes prazos e valores de entrega, o varejista estará perdendo oportunidades em vendas. Já faz um tempo que a logística se consagrou como o principal diferencial competitivo no e-commerce”.
O executivo também acredita que traçar um plano antecipado com ofertas atrativas e coerentes, uma comunicação eficiente e estabelecer bons contratos com os parceiros que prestam o serviço de transporte são alguns dos pontos mais importantes para se obter bons resultados. “Apoiar-se em eficiência logística por meio da tecnologia contribui para o sucesso das operações de e-commerce. Ao garantir entregas mais eficientes, é possível impulsionar a reputação do seu negócio e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce em até 20%, um impacto positivo bastante significativo”, conclui Saario.
Para maximizar a satisfação dos clientes e assegurar uma experiência de entrega impactante, os especialistas do Grupo Intelipost separaram 5 dicas que podem ajudar as operações a conquistarem sucesso e fidelizarem clientes durante a Black Friday 2023:
1- Estabeleça metas antecipadas e faça o planejamento: o planejamento começa meses antes, muitas vezes logo após o encerramento da última edição, com análises de pontos positivos e negativos, erros e acertos. Depois, estabelecer metas específicas para a Black Friday ajudará a direcionar os esforços de toda a equipe e atingir o sucesso nas ações. O planejamento também deve passar pelo estoque, no qual a capacidade deve ser suficiente para atender o aumento das vendas.
2 – Prometa menos e entregue mais: estipule a entrega com alguma margem de segurança e mantenha o cliente atualizado sobre o status do pedido. Seja honesto com o cliente quanto aos preços e prazo e se achar que um produto pode levar mais dias do que o proposto anteriormente, estenda o prazo e deixa combinado.Também é importante considerar a necessidade de abrir mais canais de comunicação, facilitando o alcance do cliente. Com isso, fica fácil resolver quaisquer questões que aparecem a respeito das entregas.
3 – Utilize o frete para criar ofertas atrativas: estratégias de frete coerentes para a Black Friday são essenciais para garantir que os seus consumidores se sintam valorizados. Com um bom planejamento, é possível otimizar o giro de estoque, por meio de ofertas de frete grátis para produtos específicos ou a partir de determinado valor de compra, por exemplo. Atenção às áreas de difícil acesso, que podem exigir fretes mais caros. O maior desafio aqui é garantir um valor de frete acessível e um prazo de entrega conveniente, equilibrar a balança e oferecer um frete justo aos consumidores.
4 – Gere visibilidade: aposte na tecnologia para aprimorar sua qualidade de entregando, gerando visibilidade em tempo real. O consumidor se sente mais confiante ao ter a oportunidade de rastrear seu pedido, além disso a comunicação imediata em casos de imprevistos é fundamental para uma boa experiência. Pontos simples como esses ajudam a fidelizar clientes não só nesta época, como também ao longo do ano.
5 – Trabalhe com as transportadoras ideais: segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil tem hoje mais de 700 mil transportadoras ativas, entre empresas e autônomos. Com tantas opções no mercado, é importante ter critérios para que os fornecedores de transporte sejam de confiança e cumpram com o acordo de nível de serviço. Além do custo de frete, outros pontos que devem ser levados em consideração são a capacidade da frota para entregar os produtos como o volume máximo dos veículos, a abrangência de atuação, o uso de tecnologias para rastreamento e segurança das entregas em tempo real, entre outros.
6 – Estabeleça processos eficientes para trocas e devoluções: Para reduzir a insegurança do consumidor nos casos de trocas ou devoluções, deixe muito claro como a devolução pode ser feita. Se necessário, componha um passo a passo e sempre informe um contato para que ele possa esclarecer eventuais dúvidas. O e-commerce precisa enfrentar diversos desafios e a logística reversa é um dos maiores, pois está ligada à qualidade da experiência de compra, que influencia diretamente a imagem da empresa e as vendas. Especialmente em períodos como a Black Friday, é esperado que o número de devoluções aumente, por conta do aumento do número de pedidos.
Acompanhar a sazonalidade e se preparar para os períodos de pico, onde as solicitações de devolução tendem a aumentar ou diminuir pode ser a chave para encontrar os pontos fracos da operação e assim implementar as ações ideais para gerar mais eficiência e velocidade e fornecer a melhor experiência por meio da entrega perfeita.
Com informações de Mercado&Tech
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