O crescimento exponencial das vendas online, impulsionado pela facilidade e conveniência de comprar sem sair de casa, trouxe à tona uma necessidade urgente: iniciativas sustentáveis no que diz respeito à logística. E se a maior recorrência no varejo online exige mais agilidade nas entregas, as empresas estão buscando soluções inovadoras para os fretes. Nesta linha, a operadora logística Jadlog acaba de anunciar a inserção de veículos elétricos em suas operações.
Em parceria com a montadora Cicloway, a empresa incluiu 50 motocicletas elétricas para compor sua frota própria, com utilização exclusiva para a etapa do Last Mile, proporcionando ao consumidor uma entrega sustentável e customizada. Além disso, a Jadlog também fez a locação de outros 22 veículos elétricos, totalizando uma nova frota elétrica de 72 veículos.
“Essa iniciativa não aborda apenas questões ambientais, mas também uma estratégia que busca redução de custos e a atração de clientes que já demandam soluções menos poluentes em seu escopo de negócios. Além da frota, implementamos outras práticas, como a utilização do lava-rápido de reuso, flyers biodegradáveis, TVs corporativas que eliminam o uso de banners e murais e o consumo consciente de energia elétrica e papel”, destaca Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
A utilização de veículos elétricos tanto para empresas (B2B) quanto para consumidores (B2C) não apenas reduz emissão de gases poluentes, mas também contribui para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas, onde a concentração de veículos de entrega é mais intensa. Essa mudança beneficia a sociedade em geral, ao promover um ambiente mais limpo e saudável para todos.
“As práticas ESG estão no DNA da Cicloway. Em 2022, deixamos de emitir 42.490 toneladas de CO2, nas operações de nossos clientes. Estar em parceria com a Jadlog reafirma nosso compromisso em impulsionar a transição de frotas compostas por veículos à combustão para o uso dos eletrificados. Eles proporcionam uma mobilidade mais limpa e consciente, contribuindo para um futuro sustentável” comenta João Hannud, Diretor Executivo da Cicloway.
Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Divulgação