Com cenário econômico favorável, o Brasil precisa criar condições para atrair o financiamento externo para a transição energética. Segundo relatório de investimentos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o Brasil recebeu US$ 114,8 bilhões de dólares em investimentos internacionais no setor de energias renováveis entre 2015 e 2022.
“O crescimento no Brasil tem surpreendido positivamente e a boa posição relativa do País no quadro internacional poderá contribuir para o financiamento da transição energética”, afirma Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting.
Zeina destaca que há muito interesse no Brasil e que o mix de financiamento dependerá da natureza de cada projeto.
“O setor privado é muito heterogêneo. Há segmentos mais sofisticados, com elevados ganhos de produtividade e com escala de produção que permite maior engajamento na transição energética, que é custosa e não necessariamente traz ganhos de eficiência. Terão de liderar esse processo”, diz.
Em projetos de risco elevado, segundo ela, o financiamento público será indispensável. “É preciso lembrar que se trata, em princípio, de projetos com ganhos públicos que superam os privados, cabendo a participação do setor público e de organismos multilaterais.”
Oportunidades e desafios
Zeina será uma das participantes do evento “Utalks: O futuro da indústria e a transição energética”, que será realizado em 26 de outubro, das 16h às 21h, em São Paulo. O evento é realizado pela Ultragaz, em parceria com a Mercado&Consumo.
Com mediação da editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, Zeina; Paulo Gala, professor de economia na FGV-SP e economista-chefe do Banco Master; e Daniel Baring, diretor empresarial da Ultragaz, vão abordar como a indústria tem avançado nos últimos anos na busca de práticas sustentáveis e quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para o progresso rápido da transição energética.
Em um segundo painel, Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura; Aurélio Ferreira, diretor de Marketing e Experiência da Ultragaz; Rodrigo Favetta, CFO do Pacto Global da ONU no Brasil; e Jefferson Meneghel, gerente de energia e serviços industriais na Nestlé Brasil, vão debater como as empresas que adotam a transição energética podem melhorar sua imagem pública, atrair investidores socialmente responsáveis e atender às crescentes expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade.
Para mais informações de como participar do evento, clique neste link.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Shutterstock e Divulgação