A rede de mercado de proximidade Oxxo, que chegou ao Brasil em 2020, abre as duas primeiras lojas no litoral de São Paulo. Mais precisamente na cidade de Santos, nos bairros do Boqueirão e do Gonzaga. Destaque para a padaria das lojas, com produção própria de pães, e também para a área de foodservice, com opções de refeições completas ou snacks.
“Estamos inaugurando um novo marco na expansão da rede Oxxo no Estado de São Paulo. São mais de 350 lojas no Estado e a Baixada Santista não poderia ficar de fora. Os bairros foram selecionados devido ao dinamismo das cidades e à grande demanda de uma população em realizar atividades a pé, o que reforça o nosso DNA de estar sempre próximo dos nossos consumidores”, revela David Pestana, diretor de expansão do Grupo Nós, detentor da rede Oxxo no Brasil.
E a expansão no litoral paulista não para por aí. “Além de Santos, a nossa meta é entregar 50 mercados em todo o litoral nos próximos 12 meses, incluindo Guarujá, Praia Grande e São Vicente. Estamos muito entusiasmados por esse novo passo”, afirma o executivo, que prevê a criação de 500 empregos com a chegada da rede no litoral.
A escolha da região não foi por acaso. A Baixada Santista possui um potencial de compra alto para o formato de proximidade por ser uma cidade verticalizada, além da sua localização estratégica, por ser próxima à São Paulo e ao porto, e contar com um grande fluxo de pessoas durante as temporadas.
Além das lojas de Santos, a rede inaugura no dia 30 de outubro, o a sua primeira unidade na Praia Grande, no bairro Guilhermina. As demais unidades, em Praia Grande e São Vicente, devem abrir as portas no mês de dezembro.
Vizinhança em alta
Nascida no México, em 1978, a rede Oxxo chegou ao Brasil em dezembro de 2020, abriu as primeiras lojas na cidade de São Paulo em 2021 e de lá para cá segue o plano de expansão em terras brasileiras, aproveitando o momento de alta do chamado varejo de vizinhança.
“Esse conceito oferece não apenas produtos para abastecer a casa dos consumidores em um momento de ‘emergência’, mas também provê pequenas refeições prontas e de rápido acesso, fortalecendo momentos de snacking, mas também surgindo como alternativa ao café da manhã. Pode atender a momentos de indulgência também, como o happy hour, ao oferecer um ticket médio inferior ao de bares, por exemplo. É um canal que atende a diferentes necessidades e ocasiões de consumo no dia a dia do consumidor”, revela Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab.
Para além da conveniência, os mercados de bairro também acabam respondendo a certas demandas do novo consumidor. As famílias estão cada vez mais enxutas e morando em lugares menor, com as compras diárias ou semanais fazendo bem mais sentido do que as chamadas compras do mês. Sem falar na pressão da renda atual, que acaba obrigando parte da população a comprar apenas o essencial.
Atualmente são mais de 21 mil unidades da Oxxo na América Latina, corroborando o bom momento do varejo de vizinhança.
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