As brasileiras gastam cerca de R$ 237 com produtos de skincare anualmente. Segundo levantamento produzido pela Kantar, esses produtos possuem um público bastante definido, como mães que trabalham fora de casa, fazem parte das classes A e B e possuem a pele parda e mista (parte oleosa e parte seca).
Elas costumam comprar, em média, 11 produtos da categoria anualmente, com despesas realizadas na venda direta (17,5% das ocasiões), embora as consumidoras também sejam presenteadas (15,3%).
Mesmo com resultados positivos, os produtos de cuidados com a pele do corpo e do rosto enfrentam desafios. Se compararmos o primeiro semestre de 2023 ao mesmo período de 2022, a categoria mostrou uma queda de24% no volume consumido, o que levou, mesmo com o aumento de 11% no preço médio por item, a uma queda de valor de -17,9% na comparação, promovida por todas as classes sociais.
O principal canal de venda para os produtos de skincare é o de farmácias, onde a classe A/B apresentou aumento de 20% em valor e de 21% em unidades no seu consumo. Essa classe também impulsionou o consumo no atacarejo, onde seu consumo representou alta de 44% em valor e de 15% em unidades. Ambos foram impulsionados pelas classes A e B (41,3% e 33,8% do volume consumido, respectivamente).
O mercado de higiene e beleza brasileiro apresentou um crescimento de 23% em valor e 10% em unidades no primeiro semestre deste ano.
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