Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Evolução digital, a transformação necessária

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
3 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Evolução digital, a transformação necessária

No mundo dos negócios, ainda me surpreende a evolução das empresas para o digital. A virada de chave para a inovação é parte de uma jornada desafiadora e essencial para a sustentabilidade das empresas em todo o mundo; já é o presente, quem dirá o futuro. O tema me remete a um vídeo que assisti de uma palestra realizada na IFA (International Franchise Association) sobre evolução digital.

Durante essa palestra, executivos renomados, como Mac Srinivasan, Presidente de Mercados Globais da BNI; Sean Fernandes, Diretor da Scion Social, agência global de marketing digital, e Rich Wilson, CEO da Paul Davis, empresa americana que presta serviços de restauração de emergências em residências e estabelecimentos comerciais, trouxeram insights preciosos sobre o assunto. Eles compartilharam suas experiências sobre como as organizações nas quais atuam, através da necessidade – e urgência, passaram por transformações significativas, abraçando a inovação digital.

Tecnologias disruptivas: eficiência, satisfação e lucro

Uma das lições foi a importância de adotar tecnologias disruptivas. Rich Wilson mencionou o uso da tecnologia Matterport para otimizar a estimativa de danos nas propriedades, através da captura de imagens em 360º, sem a necessidade de técnico no local, o que acelerou o processo e aumentou a eficiência.

E a incorporação de inteligência artificial nas operações comerciais foi outra estratégia importante para o sucesso do processo. O uso da IA para aprimorar as estimativas humanas, identificando erros de subavaliação ou superavaliação, mostrou-se eficaz para melhorar a precisão dos relatórios, acrescentou Rich.

E as estratégias renderam bons resultados. A produtividade subiu 100% e a velocidade dos serviços aumentou 75%, gerando 2% de aumento nos lucros, dados que com orgulho, Rich dividiu com os presentes. Isso demonstra como a IA pode complementar o trabalho humano e permitir que as empresas atinjam níveis de produtividade anteriormente inalcançáveis, aumentando a satisfação de clientes e seguradoras, e proporcionando crescimento.

Comunicação e dados para processos ágeis

Interessante também foi ouvir e aprender com o que Mac Srinivasan compartilhou com os espectadores. A pandemia forçou muitas empresas a se adaptarem rapidamente a um ambiente virtual, reconfigurando suas operações. Mas como agilizar esse cenário? O ensinamento que Mac trouxe foi a relevância de observar e aprender com os processos e dados que já tinham em seu BNI, dentro de “casa”, acelerando os caminhos a serem seguidos.

Um ponto importante que Srinivasan explicou foi a relevância da comunicação constante e a colaboração como fatores determinantes para o sucesso da operação, onde equipes atuaram juntas para identificar as melhores ferramentas e estratégias. E isso se deu por incluírem na operação alguns dos empreendedores e master franquias filiados, para o desenvolvimento da própria plataforma de comunicação, a Charlotte, dando continuidade à expansão dos negócios dos membros-empreendedores.

Em um mercado onde quase 90% dos afiliados da BNI dependem do funcionamento do business, não dá para ficar parado, pois a responsabilidade é grande. E foi o que a BNI fez. O que antes acontecia em mais de 8.000 locais presenciais, conectando 250 mil empreendedores em mais de 70 países, mudou para o digital, provando que sim, é possível fazer acontecer. Resultado: aumento de 3 bilhões de dólares no valor que a organização ajudou a gerar em negócios de referência, comparando o modelo de encontros presenciais, em 2019, com o online, em dezembro de 2022, contou Mac. Isso serve como um lembrete de que a inovação não é um evento único, mas uma busca que deve ser contínua.

Olhando para o futuro

Outra questão importante foi a que Sean Fernandes abordou durante a sua fala, destacando as vantagens de olhar para o futuro e antecipar as próximas mudanças. A Scion Social já estava comunicando seus clientes sobre a necessidade da transformação digital. Então, quando a pandemia chegou, essa conversa se inverteu: os clientes procuraram a empresa em busca de soluções. E a agência conseguiu atender, compartilhando algumas práticas já em uso, tanto internamente, como as práticas de alguns clientes mais adiantados no caminho do digital.

Um exemplo foi o case da Microsoft, cliente de Sean na Scion Science, que na época precisava incrementar o online. A solução foi um programa intensivo de treinamento para a área de marketing do Sudeste Asiático, ajudando-os com e-mail marketing, mídia social, sistemas digitais, sites, landing pages e melhorando a capacitação da equipe.

No geral, a mensagem que fica é que a transformação digital não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para as empresas que desejam prosperar e se perpetuar em ambientes em constantes transformações. Em meus anos na Bittencourt, tenho percebido evoluções interessantes nas empresas que passam a ser mais ativas quando o quesito é inovação.

Existe a necessidade de investimento financeiro e inteligência humana para seguir nessa jornada, uma vez que a inovação não é apenas uma resposta aos desafios do agora, mas um processo contínuo para a busca da excelência nos negócios e, consequentemente, melhores margens e resultados.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas abre mais de 5 mil vagas temporárias pensando na Black Friday

Próxima Postagem

Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

Pizza Hut lança app mirando experiência do consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.