O Prêmio Popai Brasil 2023 consagrou grandes marcas da indústria, do marketing e do varejo na noite de premiação, com 700 convidados, ocorrida na Vila dos Ipês, na zona oeste de São Paulo, nesta terça-feira, 28. Foram 86 categorias e 244 troféus entregues diante de um público seleto, composto por executivos e representantes de algumas das companhias mais relevantes do País, além de oito troféus especiais, totalizando 252. A lista completa dos vencedores está disponível neste link. Considerado o “Oscar” do varejo, o Popai deste ano recebeu mais de 650 inscrições e envolveu cerca de 300 marcas. A Mercado&Consumo foi media partner do evento e realizou uma cobertura especial da premiação.
Os projetos vencedores foram escolhidos por 94 jurados, sendo 10 deles internacionais, e um prêmio foi concedido por votação do público via internet.
Após a cerimônia oficial, o vice-presidente de Marketing e Vendas do Popai Brasil, Paulo de Tarso Marques, anunciou as quatro empresas mais contempladas em 2023. No segmento varejo, O Boticário foi o grupo com mais projetos premiados. A Nestlé recebeu o maior número de prêmios no segmento indústria. A Score Group destacou-se com a maior premiação entre as agências inscritas e a Equipa Group foi a que ganhou mais prêmios no segmento de fornecedores.
“Todo mundo quer ser reconhecido, todo mundo quer trazer as novidades construídas durante o ano inteiro para o mercado. O prêmio é uma peça”, afirmou Bruno Busquet, presidente da associação criadora do evento. “Graças à toda equipe, nós conseguimos fazer neste ano o maior Prêmio Popai de todos os tempos. São 700 convidados, grandes patrocinadores, áreas com ativação de grandes marcas, espaço de mídia, estandes, um jantar incrível. Tudo foi muito belo”, celebrou.
A área do evento foi cercada por 15 painéis de Led, cobrindo 220 metros de comprimento. O projeto e a instalação foram executados pela The LED. A companhia participa do evento pela primeira vez como patrocinadora e marca presença pela quinta vez consecutiva.
Richard Albanesi, CEO da The LED, disse estar honrado em acompanhar o crescimento do prêmio e do mercado. “Para a The LED, mais importante que ganhar troféus, é aplaudir cinco clientes premiados em suas categorias, sendo três delas em primeiro lugar, com projetos executados por nós”, disse. A empresa levou dois prêmios, um bronze, com um projeto para a Continental, e um prata pela vitrine de Led transparente da Reebook.
Para Davi Barbosa da Silva, conselheiro do Grupo Facta Trade Marketing e há 35 anos atuando com Gillette e Procter & Gamble, “o prêmio Popai deste ano foi realizado em um ambiente muito bem preparado e organizado”. Ele acompanha a “tribo” desde o início, em 1998, e opina que a comissão organizadora realizou, além de uma grande festa, “uma reflexão sobre a capacidade do Popai em promover importante sinergia entre as gerações presentes, estimulando a inovação e a contínua busca em entregar ao mercado cada vez mais soluções para atender às aspirações de cliente e consumidores”.
“É mágico ver juntos, no mesmo palco e sendo premiados por iniciativas inovadoras, uma tradicional indústria de displays e uma de nova geração. Todos com o mesmo brilho nos olhos pelo reconhecimento das suas realizações. Certeza de que o caminho está bem pavimentado e seguiremos entregando o melhor”, elogiou Silva.
Destaques do ano
O grande prêmio de Personalidade do Ano foi concedido à Day Souza, CEO do Supermercado Doce Preço, na Bahia, por uma série de ações inclusivas que adotou em suas lojas. Day Souza explicou que o supermercado tem um ano de existência e nasceu com o desafio de criar um varejo inclusivo.
“Nossas lojas garantem acessibilidade para cadeirantes, corredores amplos, rampas e banheiros adaptados. Além disso, temos um time treinado em linguagem de sinais para acolher todos os nossos colaboradores e clientes”, disse Day Souza em entrevista à Mercado&Consumo.
A Doce Preço ainda tem vagas exclusivas para pessoas com autismo e oferece um mix de produtos veganos, sem glúten e sem lactose.
A flagship Nescafé Dolce Gusto NEO, loja-conceito da Nestlé Brasil, recebeu o troféu “Store Design do Ano”. Inaugurada no ano passado, em meio à Praça Alexandre Gusmão, a poucos metros da Avenida Paulista, o projeto prezou pela sustentabilidade e geração mínima de resíduos.
Paola Jacobsen, gerente de Trade Marketing da Nestlé, foi quem recebeu o prêmio pelo projeto. “É a primeira loja da América Latina feita em impressão 3D em materiais biodegradáveis”, contou. As cápsulas de café se decompõem na natureza em 6 meses e as máquinas são feitas de materiais recicláveis.
O projeto “Casa Zoster”, desenvolvido pelo ARC para a GSK, ganhou o prêmio de “Ação de Trade Marketing e Marketing do Ano”, com a construção de ambientes inspirados nas dores de pacientes com herpes zoster. O objetivo é conscientizar sobre a doença.
A agência HH Global foi contemplada com o troféu “Display do Ano” com projeto desenvolvido para a Unilever, a Creative Display recebeu o prêmio “Projeto Especial do Ano” com a ponta de gôndola Bubbaloo e a campanha “A gente aluga”, da Localiza, foi selecionada por voto popular.
Flashes do evento
Renata Zitune, diretora de Mídia do Grupo Iguatemi, recebeu dois prêmios pelo projeto “Barbie Dream House The Experience”, do Shopping JK, em São Paulo. A casa dos sonhos da Barbie foi contemplada com o primeiro lugar na categoria “Ações de trade marketing e marketing”, quesito “influenciadores digitais”, e ficou em segundo em “Projetos para design e arquitetura de loja”, no quesito “Comunicação visual da loja – ambientações e sinalizações”. “Este foi um projeto super especial, proprietário do Iguatemi, e que trouxe mais de 72 mil pessoas para o JK este ano”, destacou Renata.
Agência mais premiada da noite, a Score Group levou 25 troféus, entre os quais dois internacionais. Juliano Lau, vice-presidente de Criação, acredita que um dos diferenciais da agência é o investimento, nos últimos anos, em contar histórias com profundidade. “Nós entendemos o trade como uma grande tela em branco para construir marcas, não pensando só no sell-out. A gente conta histórias através do trade, fazemos campanhas completas por meio das nossas peças, promoções, ativações e experiências que propomos, produzimos e executamos”, relatou. “Somos muito apaixonados pelo ecossistema do trade”, completou
O Grupo Boticário, o varejista mais premiado no Popai, levou 11 troféus, e teve diversos projetos de loja reconhecidos, incluindo o de melhor “Store Design” com o novo modelo da marca “Quem disse, Berenice?”. A primeira unidade foi inaugurada este ano no shopping Morumbi e teve como objetivo oferecer uma experiência mais fluida, moderna e vibrante para o físico ao retratar os elementos característicos da “Quem disse”.
O Grupo também recebeu prêmios por campanhas sazonais marcantes do Dia das Mães e de Natal, quando as vitrines são pensadas para encantar os clientes nos períodos em que presentear reflete o amor e o afeto entre quem dá o presente e quem o recebe.
Júnior Abreu, gerente sênior de Store Experience do Grupo Boticário, afirmou que o Prêmio Popai Brasil é uma iniciativa importante para o reconhecimento do trabalho que os varejistas realizam no País. “É importante a gente celebrar essas conquistas, porque acreditamos mesmo que podemos fazer a diferença e construir, sim, um varejo cada vez mais inovador, mais encantador para os nossos clientes, com experiência de loja e de marca cada vez mais especiais”, comentou Abreu.
Premiado em cinco categorias, o Estúdio Jacarandá se destacou pelo projeto apelidado de “fábrica de cookies” da Dauper em Canela, no Rio Grande do Sul. Embora tenha levado o bronze na categoria “Store design: lojas entre 121 e 500 m²”, a agência acredita ter implementado uma proposta que representa “o retorno do varejo de experimentação e de encantamento”, diferente do “varejo transacional”, de compra e venda. Essa é a perspectiva do diretor Criativo do estúdio, Renato Diniz.
Segundo ele, a loja Dauper surgiu do desejo do fabricante de cookies criar uma unidade própria de varejo, porém, com uma experiência diferenciada para o consumidor. “Recebemos o desafio de fazer uma loja super convidativa, lúdica, para receber tanto os turistas que vão à cidade, que querem uma experiência memorável, quanto para os moradores locais”, explicou Diniz. Os cookies são feitos localmente e uma esteira de produção corta o interior da flagship, circulando do andar superior ao térreo, onde chega às mãos dos clientes.
Para Diniz, trabalhar em projetos criativos para o varejo é sempre desafiador. “Temos sempre que equacionar prazo, custo, iconicidade e relevância em um mercado bastante competitivo”, afirmou. “Para nós, do design do varejo, é sempre um bom desafio”, concluiu.
Pela primeira vez como participante do Prêmio, Vera Zaffari, fundadora e diretora do escritório de arquitetura Vera Zaffari & Co., estreou com ouro na categoria “Rollouts” pelo projeto desenvolvido para a Loja Renner também na cidade de Canela, na Serra Gaúcha.
Em entrevista à Mercado&Consumo, Vera Zaffari contou que o projeto vencedor se manteve fiel aos valores mais importantes do Grupo Renner, mas também integrou elementos da Serra Gaúcha. “Quisemos dar personalidade à loja”, disse.
A Renner Canela foi construída próxima a um dos cartões-postais da cidade, a Catedral de Pedra. A rua abriga cafés e lojas de artesanatos, com as fachadas em estilo europeu. A fachada da Renner integrou os componentes marcantes dessa influência na região à modernidade sustentável que a marca desenvolveu. Internamente, a unidade prioriza a iluminação natural, que entra por meio das grandes vidraças transparentes, menor consumo de água, energia, emissão de dióxido de carbônico e manequins produzidos a partir de materiais recicláveis
Universidade no varejo
O Prêmio Popai conta com uma categoria diferenciada, que premia projetos acadêmicos voltados para o varejo. Este ano, a proposta “Aqui e acolá: ao infinito e além”, assinado por Paola Okuda, terapeuta ocupacional e doutora em Ciências pela Unifesp, venceu em primeiro lugar.
Inicialmente pensado para o desenvolvimento infantil, o projeto contou com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, designers e engenheiros. Depois, surgiu a inovação para o varejo.
O “Aqui e Acolá” se transformou em uma placa, feita em metal e madeira sustentáveis, utilizada em três posições diferentes, com o objetivo de favorecer a acessibilidade e a inclusão. Em lojas, como explica Paola, pode ser aproveitado para informar sobre produtos e também como oportunidade de “distração com conteúdo” para as crianças que estão com as mães durante as compras. “Pode se tornar um brinquedo e uma brincadeira, que estimulam e dão oportunidade de produzir desenvolvimento”, descreve. “Mas o mais importante é que reforça a marca”, defende.
Nos hortifrutis, a terapeuta sugere organizar as gôndolas com produtos de diversas cores e utilizar o produto desenvolvido por sua equipe para promover experiências sensoriais e estimular as crianças a experimentar sabores novos pela cor.
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