Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Oito em cada 10 brasileiros aprovam “Desenrola Brasil”, mas há confusão quanto à elegibilidade

Os dados são da pesquisa "Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência", conduzida pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia

Redação de Redação
11 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Desenrola Brasil

Oito em cada 10 brasileiros endividados consideram o “Desenrola Brasil” uma iniciativa crucial para auxiliar a vida financeira dos brasileiros. Entre os inadimplentes, 76% afirmam conhecer o programa do governo federal, porém, apenas uma minoria (17%) possui um conhecimento aprofundado sobre seus detalhes.

Os dados são da pesquisa “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência” de 2023, conduzida pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia. Do total de 983 entrevistados, 25% estão inadimplentes e 46% têm dívidas com o pagamento em dia.

O “Desenrola Brasil” tem como objetivo a negociação de dívidas de pessoas inadimplentes, direcionando-se especialmente para devedores com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O estudo revela uma confusão ainda existente quanto à elegibilidade, com 57% dos inadimplentes admitindo não saber se suas dívidas podem ser contempladas pelo programa. “Essa lacuna de entendimento destaca a importância de uma comunicação clara sobre os critérios de participação”, afirma o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Os entrevistados sinalizaram ainda que o programa está contribuindo para o otimismo de inadimplentes em relação ao pagamento das dívidas. A parcela de brasileiros com contas em atraso que têm certeza de que conseguirão pagar suas dívidas cresceu de 25% para 39% entre 2022 e 2023. Destes, 46%  pretendem negociá-las no programa Desenrola Brasil.

“Este panorama ressalta a importância de discussões abertas sobre a inadimplência no país, destacando os avanços e desafios enfrentados pelos brasileiros em sua busca por soluções financeiras”, diz Luiz Sakuda, diretor de Inovação e Marketing na MFM Tecnologia.

Serviços públicos e vida financeira

A pesquisa destaca ainda itens que poderiam impactar na qualidade de vida financeira​ dos endividados. 59% declaram que acesso à crédito barato impactaria muito na qualidade da vida financeira (alta de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior), e o acesso a informações também cresce em importância e aparece em segundo lugar, passando de um percentual de 45% no ano anterior para 56% em 2023​.

Para 41%, acesso a serviços públicos/gratuitos, como creches em horários estendidos e/ou mais próximas da casa ou do trabalho impactaria muito em sua vida financeira. Já assistência social e atendimento psicológico são apontados por 37%.

“O estudo também chama atenção, no entanto, para a importância de políticas públicas. Isso mostra a importância de agir além da negociação da dívida, ampliando as iniciativas para o âmbito social com políticas públicas consistentes”, afirma Sakuda.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rede Graal investe R$ 15 milhões em estações de recarga para veículos elétricos

Próxima Postagem

Setor de FFLV fecha ano estável e projeta crescimento em 2024

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos
Tecnologia

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
FFLV

Setor de FFLV fecha ano estável e projeta crescimento em 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.