Continuando a nossa análise sobre os desafios de 2023, podemos notar que cada vez mais as empresas estão constantemente se adaptando para se manterem competitivas. O ano de 2024 promete trazer uma série de mudanças revolucionárias no cenário de Tecnologia da Informação e temos a oportunidade de explorar algumas das principais tendências em TI que estão moldando o futuro e revolucionando a forma como fazemos negócios.
Ao adotar uma abordagem holística que combina análise abrangente do mercado e cenário atual, entendimento do cliente e acompanhamento das tendências tecnológicas e fatores que impactam o setor, as empresas conseguirão se posicionar de forma mais eficaz para prever seu próprio crescimento e aproveitar as oportunidades dentro de um cenário de negócios dinâmico.
Depois do impacto inicial em 2023, agora a Inteligência Artificial já é uma realidade. Em 2024 veremos avanços significativos em suas aplicações, tornando-a cada vez mais acessível. Algoritmos de IA sofisticados e sistemas de aprendizado profundo permitirão às empresas automatizar tarefas complexas, melhorar a personalização do cliente e aprimorar a análise preditiva. Desta forma as empresas conseguirão tomar decisões melhor embasadas em dados e informações, oferecendo experiências personalizadas e eficientes aos clientes.
Em paralelo ao descobrimento popular e facilitado da IA, o próximo ano promete ser marcado pela computação quântica tornando-se uma realidade comercial. As empresas estão investindo pesadamente em pesquisas para desenvolver computadores quânticos poderosos, capazes de resolver problemas complexos em segundos. Para os negócios, isso significa uma revolução nas operações de TI, com a capacidade de processar grandes volumes de dados de forma mais rápida e eficiente, o que abrirá portas para a inovação em várias indústrias.
Somando o uso dos “super e poderosos computadores” para otimizar o processamento de dados com a presença de algoritmos de IA cada vez mais sofisticados, a crescente adoção de dispositivos IoT (Internet das Coisas) faz com que o Edge Computing seja uma necessidade presente para 2024. Em vez de depender de uma infraestrutura centralizada, as empresas estão transferindo parte do processamento de dados para a borda da rede, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às demandas em tempo real, melhorando a eficiência operacional e proporcionando uma experiência mais fluida aos usuários finais.
Todo esse avanço faz com que brechas permitam que as ameaças cibernéticas se tornem mais sofisticadas, fazendo com que a cibersegurança seja uma preocupação fundamental para todas as empresas. Em 2024, veremos um aumento significativo nos investimentos em tecnologias de segurança, como Inteligência Artificial para detecção de ameaças, blockchain para garantir a integridade dos dados e autenticação biométrica avançada. Proteger dados e sistemas será uma prioridade máxima para as empresas que desejam construir e manter a confiança dos clientes.
À medida que nos aproximamos de 2024, as tendências de negócios em TI estão moldando um futuro promissor. Aquelas empresas que adotarem proativamente essas tecnologias terão uma vantagem competitiva, impulsionando a inovação, melhorando a eficiência operacional e proporcionando experiências excepcionais aos clientes. Estar atento a essas tendências e investir nas soluções certas pode ser a chave para o sucesso nos negócios do futuro, transformando desafios em oportunidades e construindo um caminho sólido para o crescimento sustentável.
Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock