Para conquistar novos consumidores e ampliar a frequência de consumo dos fãs da marca, a Natura decidiu investir em marketing de afiliados, com ações com microinfluenciadores e cashbacks.
A estratégia contou com o apoio da Awin, empresa de marketing de afiliados, e ampliou em 76,37% as vendas dos produtos da marca até setembro deste ano, com aumento de 149,27% nas receitas correspondentes, o que significa um ganho relevante de ticket médio.
“Nosso desafio era conquistarmos um número significativo de novos consumidores para a marca, resgatarmos compradores que estavam inativos e motivarmos os fidelizados a experimentarem novos produtos – ou seja, incentivar aquelas pessoas que consomem Natura quatro vezes por ano a ampliarem para 6 vezes, por exemplo”, explica Thais Barreto, gerente de Comunicação da Natura, Avon e TBS.
Focados em review de produtos, os microinfluenciadores, que divulgam as promoções da marca em suas páginas pessoais do Instagram e do Facebook. Já o modelo de cashback foi realizado por fintechs e bancos.
“Em um ano que foi difícil para a maioria dos e-commerces nacionais, os resultados da Natura são surpreendentes e mostram a força dos microinfluenciadores afiliados junto aos seus seguidores, bem como a importância que o cashback vem ganhando junto aos consumidores no geral”, destaca Luiz Mansanaro, head de Serviços aos Clientes da Awin.
Os resultados são aferidos e ajustados a cada 15 dias, quando as equipes da Natura e Awin se reúnem pata definir as estratégias focadas nos públicos-alvo, com o melhor custo-benefício e controle de resultados. “Uma das grandes vantagens de uma estratégia de afiliação é a possibilidade de acompanhar toda a jornada de compras, desde o primeiro clique até o último de compra efetiva”, afirma Thais.
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