Com a estabilidade dos preços e as melhores condições econômicas, o tíquete médio das compras subiu 27% e o volume de unidades cresceu 18%, segundo o levantamento Consumer Insights 2023, da Kantar, realizado entre janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.
Além das compras de abastecimento, os carrinhos estão 8% maiores nas compras de urgência; 5%, na reposição; e 1% na de proximidade.
Segundo o levantamento, o número de canais visitados pelo shopper passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 este ano. Outra consequência do hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os super vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período estudado.
“Atualmente, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade”, aponta Juliana Kohler, Gerente de Atendimento da Kantar.
A pesquisa ainda mostra que o papel de cada canal é muito claro para o brasileiro, e que seus hábitos de compra são diferentes em cada lugar. Para abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, os atacarejos, os super rede e os hipermercados. Na urgência, por sua vez, recorrem às lojas de departamento, ao porta a porta e às drogarias e farmácias.
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