Juntas, as 87 unidades das redes Supermercado Comper e Fort Atacadista, do Grupo Pereira, somaram mais de 2 milhões em doações para o programa Troco Solidário. A quantia será direcionada para setenta e sete instituições localizadas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Os operadores de caixa desempenham um importante papel no projeto ao reforçar a relevância da doação de pequenas quantias na hora das compras. “Qualquer valor a partir de um centavo é valioso, e a totalidade do montante arrecadado é integralmente doada às entidades locais”, ressalta Simone Cotta, head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Nos últimos 16 anos, o programa arrecadou mais de R$19 milhões e beneficiou 659 instituições. Em 2023, com a colaboração dos clientes, o Supermercado Comper arrecadou R$ 785.174,14 e o Fort Atacadista mais de R$ 1,4 milhão.
“Ao destinar mais de R$ 2 milhões para várias instituições, o Troco Solidário promove um impacto positivo nas regiões onde atuamos. Cada centavo arrecadado é essencial na construção de uma sociedade mais justa”, afirma Simone.
Selo de boas práticas contra o etarismo
O Grupo Pereira é a primeira empresa de varejo do país a receber o selo Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pela organização norte-americana Age Friendly Institute. A chancela, representada no Brasil pela consultoria Maturi, atesta as boas práticas contra o etarismo. O quadro da companhia é composto por 17 mil colaboradores, sendo mais de 2 mil com idade entre 50 e 60+.
O objetivo da certificação é ajudar os candidatos com 50 anos ou mais a identificar empregadores comprometidos em oferecer vagas de trabalho adequadas, livres de preconceito de idade e que valorizam as pessoas da melhor idade por seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.
O grupo passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, como cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão.
“Estamos orgulhosos por esse reconhecimento e sabemos da responsabilidade que este título traz, não apenas de ter cada vez mais ferramentas para atrair e manter esse público como também inspirar outras empresas a fazer o mesmo”, afirma Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.
O Grupo tem ações como o GP Acolhe, suporte social gratuito por telefone, que inclui atendimento psicológico, jurídico, financeiro, previdenciário e social, e que beneficia também o público da melhor idade. Há ainda práticas voltadas para a saúde dos colaboradores 50+, com temas dirigidos especificamente a esse grupo.
Mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia em diferentes cargos neste ano.
“Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel por espelhar melhor nossa sociedade. Para nós, é uma mão de obra que entrega, é produtiva e engajada, capaz de contribuir para a inovação nos negócios”, explica.
Imagem: Divulgação