Enquanto as férias de verão se aproximam do fim, a busca por materiais escolares acaba se intensificando, já que o brasileiro é conhecido por deixar tudo para a última hora. Nas últimas quatro semanas, o comparador de preços Buscapé registrou um aumento de 29% na procura por canetas, estojos, mochilas e outros produtos, na comparação com a primeira semana de janeiro. No varejo online, os produtos da categoria ainda apresentaram queda média de 11,8% nos preços, quando comparadas a terceira semana de janeiro (14 a 20/01) e a terceira semana de dezembro (17 a 23/12).
Uma das principais causas para isso é a competitividade elevada no varejo online, que acaba trazendo mais oportunidades de economia para o consumidor. Enquanto nas lojas físicas a comparação de preços exige maior esforço do comprador, que ainda enfrenta a limitação geográfica, a internet permite uma consulta global em busca da melhor oferta. Essa grande disputa pede que o lojista do comércio virtual, que não tem como custo fixo a manutenção de um estabelecimento físico, se empenhe em oferecer o melhor preço.
Das 10 principais categorias monitoradas pelo Buscapé, apenas as lancheiras apresentaram aumento em seu preço médio no período comparado (14 a 20/01 x 17 a 23/12). O valor dos produtos saltou de R$ 100 para R$ 123, um acréscimo de 23% quando comparado à terceira semana de dezembro. Lápis de cor apresentou queda de 57,5%, enquanto as agendas registraram queda de 12,7% no período.
A pesquisa pelas ofertas da categoria se intensificou nos últimos meses: a terceira semana de janeiro teve 29% mais buscas do que o mesmo período do mês anterior. Quando comparado a novembro, o crescimento chega a 42,8%. Já a comparação com a terceira semana de outubro mostra um aumento de 349%, o que reforça o já estabelecido interesse por materiais escolares no início dos anos.
Imagem: Shutterstock