Em sua 24ª edição, o Big Brother Brasil (BBB) segue sendo uma vitrine de relevância para as marcas, que aproveitam a visibilidade do programa para promover ações publicitárias nas festas, provas e momentos do dia a dia do confinamento.
A Tunad, plataforma de inteligência de mídia, mapeou as relações entre as marcas Esporte da Sorte, Estácio, Kwai, Mercado Livre, Oi, Rexona, Stone e Ton, que aparecem no BBB e suas respectivas buscas na internet durante e posteriormente à sua exibição na TV.
O relatório analisou as inserções de marcas no programa no período de 5 a 8 de fevereiro deste ano. Um dos destaques da análise foi a descoberta de que a promoção de ações de merchandising na casa gera mais buscas e interesses pelas marcas do que a aparição diária nas vinhetas de patrocínio.
Rexona
No dia 6 de fevereiro, os brothers participaram de uma ação na casa e ganharam R$ 5 mil e um ano de Rexona grátis.
Para a dinâmica, os participantes se dividiram em três grupos de seis pessoas e precisaram completar uma prova na qual o somatório do tempo dos três grupos fosse abaixo de 20 minutos.
Durante o merchandising da marca no BBB, que começou por volta das 23h26, houve um pico de pesquisas por “Rexona” no Google, ocorrendo um aumento de 2.300% em relação à média de 5 minutos antes do início da ação.
Kwai
Durante o merchandising do programa do dia 8 de fevereiro no BBB 24, que se iniciou por volta das 22h47, houve na um pico de pesquisas por Kwai no Google. Após 20 minutos do merchandising entrar no ar, o UpLift total de pesquisas por Kwai teve um aumento de 69,94% no Google, sendo 168 pesquisas geradas a mais que a média.
Universidade Estácio
Um efeito semelhante foi observado na ação da Universidade Estácio, empresa responsável pelo patrocínio da prova do líder, que aconteceu no dia 6. Durante a dinâmica, que começou por volta das 22h57, aconteceu um pico por pesquisas da palavra “Estácio” no Google. A média de 5 minutos antes do merchan era de 33 e alcançou no 6º minuto 607 buscas, um aumento de mais de 1.739 % em relação à média.
Electrolux
Em um mês no Big Brother Brasil 2024, a marca de eletrodomésticos ficou em 10º lugar entre as mais faladas nas redes sociais com 10 mil menções. A Electrolux foi um das patrocinadoras com mais menções positivas (61%) entre as que participam do reality. Os dados são referentes ao período de 8 de janeiro a 7 de fevereiro, e foram reportados pelo Stilingue.
“Ficou evidente para nós que era uma ótima oportunidade utilizar o impacto do programa para ampliar nosso diálogo com os consumidores, levando para os lares brasileiros debates sobre como ter uma vida mais saudável e, claro, sustentável”, destaca Ana Peretti, VP de Marketing do Electrolux Group América Latina.
Oi
A Oi registrou um aumento de 6% nas vendas de Oi Fibra nos canais físicos e cerca de 20% no e-commerce durante as três primeiras semanas de janeiro, em relação ao último trimestre de 2023. O aumento veio após o patrocínio no “Cine BBB Oi Fibra” e na prova do Líder do dia 21.
Durante a exibição da prova, a empresa atingiu recorde de leituras (scans) do seu QR Code, atraindo quatro vezes mais acessos do que na última ação realizada antes do programa. Além disso, registrou cerca de 125 vezes mais a quantidade média de acessos simultâneos ao site.
Nas redes sociais, também foram registradas 26 vezes mais menções que o número médio alcançado sobre a marca, fechando o domingo da prova como top 1 no ranking de menções entre as marcas parceiras do BBB. Os números são o resultado da estratégia de marketing da companhia, que neste ano decidiu voltar a ser parceira do reality da Globo e garantiu visibilidade para o seu principal produto, o Oi Fibra.
Papel relevante no cenário publicitário
Os maiores picos de pesquisa de merchan pelo nome da marca em relação à média foram:
1. Rexona (6/2) – 2.300%
2. Estácio (6/2) – 1.739%
3. Stone (6/2) – 809%
Os destaques das marcas que mais adquiriram Uplift foram:
1. Mercado Livre (8/2) – 7.354
2. Esportes da Sorte (5/2) – 2.760
3. Estácio (6/2) – 2.739
“O Big Brother Brasil tem desempenhado um papel fundamental no cenário publicitário, gerando um engajamento autêntico e profundo do público com as marcas patrocinadoras. Esse impacto é corroborado por dados dos últimos anos que evidenciam o interesse do público nas marcas do reality e destaca a importância e a influência contínua do programa no comportamento dos consumidores”, afirma Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.
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