Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

Michelle Tsufa da Costa, diretora-executiva da companhia, apresentou o case em painel na Conexão Farma 2024

Isis Brum de Isis Brum
13 de março de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Stanley lança nova categoria no canal farma e supera as vendas na maior plataforma digital em Black Friday

Quem poderia imaginar vender copos de cerveja dentro de uma farmácia? A Stanley, fabricante de produtos de alta durabilidade, não só mostrou que é possível como comprovou com resultados recordes que o consumidor de produtos farmacêuticos é o mesmo interessado em novidades que façam sentido para a sua jornada de compra ao perceberem valor e utilidade no dia a dia. A iniciativa foi testada por dois anos em parceria com a rede de farmácias São João no Rio Grande do Sul.

O case foi apresentado pela diretora-executiva da empresa, Michelle Tsufa da Costa, no painel “Explorando novas categorias no canal farma para melhor experiência do consumidor”, que abriu a arena Conexão Farma, no primeiro dia da Conexão Farma 2024, promovida há 18 anos pela Abradilan e que acontece até o dia 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO é media partner do evento e faz uma cobertura especial dos três dias de feira.

O primeiro piloto foi realizado no carnaval de 2023 e replicado com o mesmo sucesso este ano, segundo Michelle. Líder de vendas em garrafas para café e mate no Rio Grande do Sul, a marca queria ganhar os consumidores com os copos de cerveja. No carnaval, o consumo da bebida aumenta e, de acordo com a executiva, é o último período do ano antes da Black Friday que o brasileiro está disposto a fazer compras por impulso.

Durante o carnaval, o varejo farma é bastante requisitado pelos foliões em busca do “kit ressaca”. Os copos foram colocados na entrada da farmácia para despertar a atenção e o desejo dos clientes. No entanto, a estratégia que fez a ação dar certo começou bem antes dos dias de folia, com o treinamento da equipe de todas as unidades envolvidas na ação.

Para Michelle, o primeiro comprador é o vendedor da loja. Por essa razão, do presidente da rede ao atendente, todos foram inseridos no universo Stanley para entender os diferenciais dos produtos, a qualidade e como argumentar com os clientes no momento de oferecer o copo. Características como bem-estar, assepsia, conveniência e tendência somaram-se à oportunidade. Além disso, a companhia ofereceu uma bonificação para os times que batessem as metas.

“Vendeu e vendeu muito”, comentou a diretora-executiva. Por uma questão de sigilo empresarial, não comentou números, mas garantiu que as vendas em farmácias, somente nos dias de carnaval, em 2023, foram 150% maiores que o volume e o faturamento da Stanley no marketplace da Amazon durante a Black Friday de 2022.

Com os consumidores adaptados a encontrar esse tipo de produto em drogarias, as lojas passaram a fazer vendas que antes não faziam parte do seu negócio, como os itens presenteáveis. O valor do tíquete médio também cresceu, uma vez que a marca possui alto valor de agregado.

Uma das demandas dos consumidores, que gostaram da ideia, foi a de ter um equipamento para gravar o nome no local da compra, personalizando o produto ou com o próprio nome ou com a da pessoa que seria presenteada.

“Pelo canal farma, consigo chegar a cidades pequenas que, antes, não seria possível”, disse Michelle. Ainda de acordo com ela, 20% dos pontos de venda da marca são farmácias, as quais representam 35% do faturamento total da empresa no Brasil.

Experiência do consumidor

Durante sua palestra, a diretora-executiva da Stanley mostrou a importância do varejo farma mostrar-se relevante para o segmento e, sobretudo, para a experiência do consumidor.

“Não adianta pedir para o consumidor o CPF no caixa e não oferecer nada em troca, entregar as ofertas na hora de pagar ou não ter o produto que ele compra com frequência”, argumentou. “Quem não encontra o produto de uso contínuo no ponto de venda, não volta. E está menos disposto a gastar por impulso”, alertou.

Nesse sentido, a digitalização também só funciona quando é percebida como valor pelo cliente da loja ou da rede. É preciso ter estratégias assertivas para oferecer as ofertas antes do check-out, programas de recompensa, sortimento de produtos relevantes para o público atendido e soluções para quando o produto procurado não está disponível.

Além disso, o ambiente das drogarias estão mais próximos aos de uma perfumaria, na perspectiva da executiva. São mais iluminados, os mobiliários, mais inovadores. Isso porque o espaço busca conexão com o cliente e para isso oferece uma experiência de compra mais prazerosa.

Tais características, além de gestão automatizada e fluida dos processos e entrega rápida, são cruciais para a indústria selar parcerias. Pela Stanley, o critério de seleção passa pela melhor entrega de experiência para o cliente, promovida, normalmente, por redes que já aprenderam a nichar produtos para atender à demanda do seu público específico. “Não são aquelas que estão vendendo por preço, com sujeira, que não tem claro o seu propósito. Até porque nem comportariam a categoria”, finaliza Michelle.

Imagem: MERCADO&CONSUMO

Postagem anterior

Existe uma inteligência artificial para tudo? 8 curiosidades que todo mundo precisa saber

Próxima Postagem

Zendesk adquire Ultimate e planeja expansão do portfólio de IA em experiência do cliente

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Zendesk

Zendesk adquire Ultimate e planeja expansão do portfólio de IA em experiência do cliente

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.