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Home Destaque do dia

Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82,8 bilhões juntas

Relatório da Kantar BrandZ 2024, com base na percepção de investidores e consumidores, foi divulgado nesta quarta-feira, 13

Redação de Redação
14 de março de 2024
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82 bilhões juntas

Com destaque para o setor financeiro, o Banco Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas, produzido com base na percepção dos investidores e dos consumidores e divulgado no último Relatório das Marcas Brasileiras Mais Valiosas da Kantar BrandZ de 2024. O valor delas cresceu 4% nos últimos dois anos e agora ultrapassa US$ 82,80 bilhões.

O Itaú, avaliado com valor de marca em US$ 7,4 bilhões, responde por 8,9% de todo o ranking. Onze empresas de serviços financeiros contribuem com 30% do valor total da marca, sendo o Banco do Brasil (15º no ranking, US$ 1,6 bilhão) o que mais cresceu: subiu sete posições e aumentou seu valor em 55% em dois anos.

O setor de serviços financeiros no Brasil está passando por uma enorme transformação com a chegada de fintechs que priorizam o digital, a exemplo do Nubank (5º lugar, US$ 4,6 bilhões). Como resultado, bancos tradicionais, como o Itaú e o Banco do Brasil, precisam investir em novas tecnologias e experiências dos clientes para se manterem à frente da concorrência.

“As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde vestuário e cerveja até cuidados pessoais e serviços de viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas”, afirma Milton Souza, diretor geral da Divisão de Insights da Kantar no Brasil.

“O último ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas da BrandZ mostra o quão resilientes as marcas têm sido após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil e nos mercados globais”, diz Souza. “Com 19 marcas aumentando o seu valor este ano, temos uma retomada de crescimento similar aos tempos pré-pandemia, com as marcas investindo em novas campanhas, eventos e festivais, para garantir que se engajam com os consumidores”, complementa o diretor.

Estreias no ranking

Nove estrearam no ranking nacional em quatro categorias. A melhor delas foi da Localiza, com valor de US$ 3,1 bilhões, na 8ª posição. A locadora de veículos, com 50 anos de existência, continua a inovar em seu segmento com novos aplicativos e serviços. Nessa linha, mantém seu modelo de negócio em constante evolução e permanece relevante para os consumidores brasileiros.

Novamente, os serviços financeiros destacaram-se entre as novas marcas. SulAmérica ficou na 19ª posição ((US$ 1,2 bilhão), Rede, com a 27ª (US$ 1,0 bilhão), PagBank ocupou o 46º lugar (US$ 359 milhões) e C6 Bank ficou com a 49ª colocação (US$ 314 milhões). Duas outras novas marcas de tecnologia e serviços ao consumidor entraram no ranking pela primeira vez. São elas, a Unidas (21ª posição, US$ 1,2 bilhão) e Movida (33ª posição, US$ 752 milhões).

A marca global de chinelos Havaianas, que comercializa seus produtos em mais de 130 países, também debutou no Top 50 na 35ª posição, com um valor de marca de US$ 711 milhões. Leão (44ª, US$ 377 milhões), marca de chás com 120 anos de tradição, é a única novata em alimentos e bebidas este ano.

Sustentabilidade

Embora os brasileiros queiram ser sustentáveis, esta realidade ainda não é possível para a maioria. No entanto, os consumidores têm grandes expectativas em relação às marcas no que diz respeito ao tratamento dos trabalhadores, à inclusão e às questões ambientais.

As marcas têm a oportunidade de se conectar com os brasileiros sendo sustentáveis e garantindo que os consumidores saibam disso, mas devem evitar o greenwashing. A Natura, 12ª posição no ranking e valor de US$ 1,7 bilhão, tem a mais alta pontuação de sustentabilidade, o que garante a respeitada reputação da empresa em relação ao tema.

O que é o Kantar BrandZ

O relatório Kantar BrandZ avalia o valor da marca, quantificando a contribuição delas para o desempenho financeiro dos negócios.

As classificações anuais de avaliação de marcas globais e locais da Kantar combinam dados financeiros rigorosamente analisados com extensa pesquisa de brand equity. Desde 1998, o BrandZ compartilha esses insights com líderes empresariais, baseados em entrevistas com 4,2 milhões de consumidores, de 21 mil marcas, em 54 mercados.

Segundo a consultoria, o relatório Kantar BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas é o ranking mais robusto disponível sobre marcas no País. A classificação de 2024 baseia-se nas opiniões de 10.800 entrevistados sobre 396 marcas em 27 categorias.

Para ser elegível ao ranking, a marca precisa atender a três critérios:

• Ter origem no Brasil e ser propriedade de empresa listada em bolsa de valores reconhecida;
• Marcas originárias do Brasil e de propriedade de empresas privadas devem ter as demonstrações financeiras disponíveis em domínio público;
• As marcas unicórnios brasileiras devem ter sua avaliação mais recente disponível publicamente.

Ranking top 10

1º Itaú: US$ 7,3 bilhões
2º Brahma: US$ 6,6 bilhões
3º Skol: US$ 5,8 bilhões
4º Claro: US$ 5,7 bilhões
5º Nubank: US$ 4,5 bilhões
6º Bradesco: US$ 4,3 bilhões
7º Vivo: US$ 3,3 bilhões
8º Localiza: US$ 3 bilhões
9º Petrobras/BR: US$ 2,6 bilhões
10º Antarctica: US$ 2,4 bilhões

Imagem: Shutterstock

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