O pão francês é quase uma unanimidade na mesa do brasileiro, especialmente, no café da manhã. Introduzido no País com a chegada na corte portuguesa, no século 19, foi apenas no século seguinte que se popularizou e ganhou uma data para ser celebrado: 21 de março.
Para se ter uma ideia da importância do pão francês na cesta de compras dos consumidores, o item esteve presente em 9,4% das notas fiscais, com tíquete médio de R$ 6,81, representando 8,3% da carteira de compras. O dado foi apresentado pela pesquisa da Horus, da marca Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados, sobre os produtos que compuseram a mesa dos brasileiros em 2023.
Quando os dados são regionalizados, o Centro-Oeste se destaca no consumo do pão francês com uma incidência de 10,7% das notas fiscais contendo ao menos um item da categoria. No ano passado, os consumidores da região registraram média de 1,7 item por compra, enquanto o ticket médio atingiu R$ 8,97, superando a média nacional.
Estendendo os números do levantamento da Horus para todo o Brasil, o Sudeste aparece em segundo lugar, com incidência de 10,5% das notas fiscais. A terceira colocação é ocupada pelo Nordeste, com média de 1,5 item por compra e tíquete médio de R$ 7,47.
“Nossos dados revelam não apenas a alta popularidade do pão francês no carrinho do brasileiro, como também sua influência na dinâmica de compras em diferentes regiões do País”, explica Anna Carolina Fercher, head de Customer Success e Insights da Horus. “O consumo desse item impulsiona, inclusive, a venda de produtos complementares, como café, margarina, ovo e requeijão”.
Café da manhã mais barato
No ano passado, os consumidores também foram beneficiados pela queda do preço na cesta do café da manhã. Os preços dos principais itens apresentaram redução de 3,8% em 2023.
O número é influenciado pela queda de 9,1% no valor do café em pó e de 7,7% no preço do leite longa vida. Os dados foram divulgados no Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe.
Imagem: Shutterstock