A Unilever Food Solutions (UFS) lançou seu relatório anual de tendências chamado Menus do Futuro 2024, que apresenta as oito tendências globais que estão moldando o setor de foodservice. As principais mudanças esperadas para os restaurantes este ano incluem uma demanda crescente por combinações de sabores inesperadas, a integração de pratos à base de vegetais e o foco na maximização dos ingredientes para reduzir o desperdício de alimentos na cozinha.
A Geração Z, conhecida por seus gastos substanciais em jantares fora e por fazer regularmente escolhas gastronômicas com base no conteúdo das mídias sociais, está influenciando as experiências culinárias em todo o mundo.
O relatório destaca a demanda dessa geração por “choque de sabores”, caracterizado por combinações inesperadas e reviravoltas em pratos clássicos, como a incorporação de molhos mexicanos para criar massas modernas.
Com 48% da Geração Z considerando a responsabilidade ambiental ou a sustentabilidade de um produto ou serviço como o fator mais importante ao tomar uma decisão de compra, os chefs também estão observando um aumento na demanda por “Menus de Baixo Desperdício”. 65% dos operadores de serviços de alimentação consideram essa tendência a mais relevante e esperam que ela cresça.
Quando se trata de oferecer itens de cardápio à base de vegetais, os clientes continuam a buscar mais variedade em suas opções de refeições. O relatório destaca os “Vegetais Irresistíveis” como uma tendência contínua.
“Hoje em dia, manter os menus dentro das tendências, face a um consumidor em constante mudança, é um grande desafio. Soma-se a isso toda a dificuldade de gerenciar custos elevados e equipes pequenas. É neste contexto que trazemos as 8 tendências globais da gastronomia para o ano de 2024”, explica Adriana Vichino, diretora de Marketing da Unilever Food Solutions na América Latina.
Imagem: Shutterstock