Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Carrefour lança gôndola dedicada a produtos de comunidades tradicionais da Amazônia

O Programa “Floresta Faz Bem” é uma das iniciativas que visam transformar e repensar o modelo de negócio

Redação de Redação
21 de abril de 2024
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Carrefour lança gôndola dedicada a produtos de comunidades tradicionais da Amazônia

Em uma iniciativa inédita, o Grupo Carrefour Brasil lança o Programa “Floresta Faz Bem” com gôndolas exclusivas de produtos produzidos por povos indígenas e comunidades tradicionais, como Uruará, Cacauré de Mocajuba e comunidades ribeirinhas da Rede Terra do Meio e rios Madeira e Amazonas. A varejista é a primeira rede a lançar uma iniciativa desse porte no Brasil.

O Programa “Floresta Faz Bem” é uma das iniciativas que visam transformar e repensar o modelo de negócio para uma abordagem cada vez mais regenerativa da cadeia de produção alimentar. É um programa que envolve apoio para o desenvolvimento e crescimento dos produtores de comunidades locais e no processo de cadastro, logística, além de adaptação às regras comerciais para viabilizar seus negócios.

Os produtos à venda incluem chocolates orgânicos, café, geleias, cacau, mistura para bolo e até mesmo um supershake da Floresta Amazônica, que reúne ingredientes locais, como açaí, babaçu, castanha, cogumelo, cumaru, pimenta cumari, entre outros. No total, são 14 linhas e a maioria delas possui mais de uma variedade, a exemplo do chocolate orgânico Warabu, vendido em quatro formatos diferentes, ou a geleia Deveras, disponível em três sabores.

As gôndolas estão disponíveis de maneira piloto em duas unidades de hipermercados Carrefour na capital paulista: no Paseo Alto das Nações e Jardim Pamplona Shopping. A próxima inauguração será em Brasília, no Brasília Sul.

Lançamento

O lançamento do programa contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A inauguração foi realizada no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, na região dos Jardins, em São Paulo, na sexta-feira, 19. Segundo o ministro, a iniciativa abre uma nova modalidade de compras da agricultura familiar pela rede privada.

“O Carrefour sai na frente com esse projeto. O consumidor está preocupado com a Amazônia e com o futuro do planeta. E agora temos uma gôndola com produtos da floresta, certificados e sustentáveis que podem manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, dar uma alternativa de sobrevivência digna a quem mora na Amazônia e a quem está vinculado à agricultura familiar”, afirmou Teixeira. Ele espera que a iniciativa seja expandida e que os clientes possam consumir produtos da agricultura familiar e da floresta, mantendo-a em pé e fortalecendo os agricultores familiares do País.

“Nossos grandes objetivos do programa são conectar e incluir pequenos produtores ao mercado formal, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de suas localidades, contribuir para a preservação de ecossistemas por meio de processos produtivos com abordagem regenerativa e fazer desses produtos instrumentos de conscientização e engajamento, possibilitando ao consumidor fazer escolhas que contribuem positivamente para a proteção da biodiversidade”, afirmou a diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

Marcelo Salazar, CEO da Mazô Maná, a fabricante do supershake da Amazônia, conta que estar conectado ao “Floresta Faz Bem” é uma oportunidade importante para geração de valor. “A Mazô Maná nasceu para nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica, e agora temos a oportunidade de gerar ainda mais valor e bem viver para as comunidades da Amazônia, reconhecendo os povos que nela habitam e os serviços que eles prestam pela conservação da biodiversidade”, disse o executivo. Para Salazar, a parceria estimula o consumo de Mazô Maná por meio das lojas selecionadas pelo projeto e potencializa o propósito da empresa em participar da criação de um modelo econômico que reconheça os aprendizados construídos ao longo de milênios pelos povos originários.

Gabriela Maldonado, gerente comercial da Viva Regenera, comentou sobre o seu entusiasmo com o projeto e a parceria. “É uma honra ter nosso Cacau Ativado da Floresta ao lado de produtos com propósitos tão significativos e amigos da floresta. Ele simboliza a união de uma rede que promove o comércio ético, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva, ou seja, faz parte de uma história de transformação, na qual cada gesto contribui para um grande impacto positivo na vida das pessoas e do planeta”, concluiu.

Imagens: Divulgação/Hélio Leite

Postagem anterior

São Paulo é o maior mercado foodservice do Brasil, com mais de 419 mil pontos ativos

Próxima Postagem

Com 1.550 lojas físicas, grupo DPSP amplia presença em 7 estados no último mês

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com 1.150 lojas físicas, grupo DPSP amplia presença em 7 estados no último mês

Com 1.550 lojas físicas, grupo DPSP amplia presença em 7 estados no último mês

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.