Uma métrica popular, as vendas por metro quadrado, são ainda mais desafiadoras em um cenário com crescente concorrência dos players digitais e que está cada vez mais difícil atrair o consumidor para a loja física.
Segundo um levantamento da CoStar, empresa de Real Estate americana, esse índice caiu ao longo dos últimos anos nos Estados Unidos. Se, no início dos anos 2000, a média era de US$ 375 por metro quadrado, atualmente está em US$ 325.
Mas algumas redes estão remando contra a maré e conseguiram manter aquecidas as vendas nas lojas físicas nos Estados Unidos. São elas:
5. Lululemon: a marca de roupas canadense que nasceu fitness e abraçou a tendência “Athleisure” faz vendas de US$ 1.560 por metro quadrado.
4. Tiffany & Co.: a grife de joias com presença mundial contabiliza vendas de US$ 2.951 por metro quadrado.
3. Murphy, EUA: esta rede de postos de gasolina e lojas de conveniência com cerca de 1.400 lojas espalhadas pelos Estados Unidos ganha US$ 3.721 em vendas por metro quadrado.
2. Generation Next Franchise Brands: presente em cinemas, shopping centers, aeroportos, hospitais e atrações turísticas pelos Estados Unidos, com quiosques que vendem iogurte congelado, a rede faz vendas de US$ 3.970 por metro quadrado.
1. Apple: com base nas vendas por metro quadrado, a melhor varejista é a marca da maçã, com US$ 5.546 em vendas por metro quadrado. Claro que deve-se levar em consideração o preço médio dos produtos cobiçados da marca, como MacBooks e iPhones.
Fonte: CNBC