A Multiplan informou que suspendeu temporária e parcialmente a operação do ParkShopping Canoas, mantendo apenas o funcionamento da operação de supermercado, visando atender às necessidades básicas da população do Rio Grande do Sul.
A companhia ainda informa que segue trabalhando junto às autoridades, buscando atenuar os impactos causados pelas fortes chuvas.
“A Multiplan reitera sua solidariedade com toda a população gaúcha, seus colaboradores e clientes”, diz a empresa em comunicado ao mercado.
Cielo
A Cielo adotou uma série de medidas voltadas aos clientes do Estado do Rio Grande do Sul, que tem sido afetado por chuvas muito acima da média ao longo das últimas semanas. Além disso, a companhia participa de ações de arrecadação de doações feitas pela Fundação Banco do Brasil.
A Cielo isentará o aluguel das maquininhas de clientes do Rio Grande do Sul por um mês, sendo que os comerciantes diretamente afetados terão direito a dois meses de isenção.
Além disso, a credenciadora concederá condições especiais nas operações de antecipação de recebíveis, suspenderá cobranças de forma temporária e agilizará a troca de equipamentos assim que as condições logísticas forem restabelecidas.
Os funcionários da Cielo no Rio Grande do Sul poderão antecipar o salário, e a companhia oferece apoio psicológico e também um acompanhamento intensificado por equipes de medicina do trabalho.
“Novas medidas estão sendo avaliadas a todo instante porque montamos um gabinete de crise para estudar a situação. Esperamos sinceramente que esse período de angústia seja superado o quanto antes”, afirma em nota o presidente da Cielo, Estanislau Bassols.
Grupo CCR
O Grupo CCR tem mobilizado ações para atender as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As principais iniciativas envolvem a doação de 10 toneladas de água potável, alimentos e materiais de higiene pessoal e a disponibilização de dois helicópteros e de colaboradores para ajudar nas operações de socorro a pessoas feridas e comunidades isoladas pelas inundações.
Até o momento, já foram transportados mais de mil litros de água para apoiar as vítimas, além de leite, medicamentos, cestas básicas e marmitas.
Profissionais da empresa também estão trabalhando na linha de frente no salvamento de pessoas feridas. Ao todo, são 24 colaboradores de APH (Atendimento Pré-hospitalar), especializados para atuar em situações de socorro médico em rodovias, atuam nas regiões afetadas. Além disso, dois helicópteros da empresa apoiam as operações de resgate.
Em outra frente, o Grupo CCR está realizando uma campanha de arrecadação de doações. Todos os 17 aeroportos administrados pela companhia estão recebendo alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Quase 20 toneladas já foram arrecadadas. Os interessados em ajudar podem depositar doações em postos de coleta em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Confins (BH AirPort), em Minas Gerais; além de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.
Isenção temporária de pedágios e tarifas
O Grupo CCR, por meio da CCR ViaSul, suspendeu a cobrança da tarifa em todas as suas praças de pedágio em rodovias do Rio Grande do Sul. Entretanto, por conta dos trechos ainda obstruídos, a concessionária recomenda que os motoristas que não estão envolvidos nas operações de socorro evitem as rodovias e busquem caminhos alternativos.
Operadores aéreos que transportam suprimentos, doações ou socorristas para contribuir com o resgate ou assistência às vítimas das enchentes terão isenção das taxas aeroportuárias nos aeroportos do Grupo CCR. A medida contempla voos com foco em ações humanitárias e vale até 15 de maio. Se necessário, o prazo pode ser estendido caso a situação de emergência no Estado persista. A medida é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeroportos do Brasil (ABR).
Fundación Mapfre
A Fundacíon Mapfre, ligada ao grupo segurador espanhol, fará uma doação de R$ 1,1 milhão às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados à compra de itens essenciais, como mantimentos e produtos de higiene, e a kits de higiene pessoal para as pessoas atingidas.
A distribuição será feita através da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, com o apoio de áreas de compras, sustentabilidade, assistência e voluntariado da entidade sem fins lucrativos.
“Nossas ações e esforços estão focados em apoiar as populações afetadas por essa tragédia sem precedentes na história do nosso país. Sabemos que, nesses momentos, as pessoas mais vulneráveis – especialmente mulheres, crianças e idosos – são as mais atingidas, e não mediremos esforços para ajudá-las”, diz em nota o CEO regional da Mapfre Brasil, Felipe Nascimento.
A seguradora tem adotado medidas emergenciais para atender aos clientes, como a prorrogação por dez dias de contratos de seguro que vencem entre os dias 1º e 10 de maio. A mudança se aplica tanto aos contratos quanto aos pagamentos, para permitir que os segurados continuem cobertos.
A companhia montou uma estratégia integrada para dar vazão ao volume elevado de aberturas de sinistros e pedidos de assistência.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Ricardo Stuckert / PR