A França recebeu 15 bilhões de euros – cerca de US$ 16 bilhões – em acordos de investimento com gigantes da tecnologia dos EUA, além de outras empresas em uma reunião próxima de Paris, o que destaca o esforço do presidente Emmanuel Macron para promover o país como um destino atraente para investidores internacionais.
Microsoft, Amazon.com, Pfizer e AstraZeneca estiveram entre os principais investidores na cúpula Choose France, realizada no Palácio de Versalhes.
Apelidado de mini Davos da França, o evento atrai executivos de alto nível dispostos a investir fundos na economia francesa.
A França criou o evento em 2018, durante o primeiro mandato de Macron como presidente. Paris está muito atrás de grandes centros financeiros como Nova York, mas o montante em acordos de investimento marca um endosso da França como um centro chave para muitos investidores estrangeiros na Europa.
Nesta segunda-feira, o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que a gigante da tecnologia investiria 4 bilhões de euros para desenvolver Inteligência Artificial, centros de dados e infraestrutura em nuvem no país.
Russ Grandinetti, vice-presidente sênior de lojas internacionais da Amazon, disse que a gigante do comércio eletrônico investiria mais de 1,2 bilhão de euros para reforçar sua infraestrutura de nuvem Amazon Web Services, infraestrutura logística e Inteligência Artificial.
JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Accenture e Qatar Investment Authority também assumiram vários compromissos de investimento.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock