Com cerca de 600 mil pessoas por dia, apenas pelas estações Sé, São Bento e Anhangabaú, o fluxo de pessoas foi citado como a principal vantagem de ter um comércio na região central de São Paulo, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Orbis. A localização também é outra vantagem enxergada pelos comerciantes locais, com 13%.
Dos empresários entrevistados, 50% são do segmento de roupas, calçados e acessórios. Segundo a pesquisa, 54% dos comerciantes sentem melhoria do policiamento na região e 72% estão otimistas e têm expectativa de melhora no futuro do comércio na região.
Por outro lado, 31% dizem que as políticas públicas e incentivos fiscais não são eficazes e 22% sentem falta de incentivo fiscal para a região. Para eles, é necessário haver mais zeladoria (49%) e segurança (22,4%).
A pesquisa também ouviu frequentadores da região. Entre as atividades preferidas estão compras (24,1%), seguidas de centros culturais (15,7%) e serviços como bares e restaurantes (12,7%).
Entre os entrevistados, 76% circulam pela região a trabalho e 51% visitam o centro diariamente. Das pessoas que circulam pela região, 61,8% disseram preferir comprar em lojas físicas. O segmento de roupas e calçados lidera no ranking de desejo nos próximos meses, com 44,4%.
Citada por32,7%, a segurança continua sendo um ponto de atenção. Outros 26,1% disseram que a limpeza é um problema, enquanto 22,7% gostariam de um melhor acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Revitalização do Centro Histórico
Para incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na região do Centro Histórico de São Paulo, a ACSP criou a campanha #vemprocentro. Essa ação é um estímulo para potencializar os negócios na região, além de apresentar aos paulistanos e turistas um lado da cidade que já foi palco do desenvolvimento econômico.
“Essa região da cidade possui características essenciais para impulsionar o país para um crescimento sustentável, com benefícios para toda a sociedade. Por isso, criamos a campanha #vemprocentro, como forma de atrair a população para não somente passar pelo centro e sim para frequentá-lo e usufruir dos diversos serviços disponibilizados por aqui”, comenta Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Segundo a entidade, uma das ações para a revitalização da região é incentivar a moradia no Centro Histórico de São Paulo por meio do retrofit. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, vai subsidiar R$ 1 bilhão para empresas do setor imobiliário que investirem em reformas e modernização de edifícios nessa região. Esse subsídio pode ser de até 25% do valor das despesas das obras, que serão pagos pela prefeitura.
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