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O futuro do varejo se escreve com IA

Momentum 1.061

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

“Não há como negar, o futuro de tudo será dominado pela Inteligência Artificial. E, como não pode ser diferente, também o varejo.

 São múltiplos fatores interagindo na construção dessa realidade emergente, mas já muito presente. Isso envolve um processo dramático de metaempoderamento dos consumidores-cidadãos, que com as ferramentas e recursos acessíveis, de forma cada vez mais massificada pela IA, reconfiguram de forma irreversível suas expectativas, desejos e comportamentos em relação às marcas, negócios, produtos, serviços e as próprias relações com outros consumidores-cidadão.

 E também com o Estado e suas comunidades, que o fazem sem medo de errar, pois a todo mundo é dado o direito de testar, optar e mudar. E tudo isso acontece numa velocidade espantosa. Quem se lembra que a massificação do acesso ao ChatGPT, uma das primeiras alternativas disponíveis em larga escala, tem apenas 18 meses?

 Da mesma forma, empresas, marcas, negócios, entidades, governos e organizações têm os mesmos recursos disponíveis, porém, em escala muito maior e acessível. Mas têm contra si a dificuldade da evolução sistemática pelos padrões, cultura e processo decisório. Talvez as únicas exceções sejam as empresas ligadas as áreas de tecnologia, digital e os ecossistemas de negócios.

 E isso está gerando um descompasso em relação ao futuro. Diferente do passado, a velocidade da transformação está puxada pelo mercado e pela demanda, mais do que pela oferta.”

É isso que temos observado também no varejo e nos mercados de consumo, em que as alternativas são oferecidas, mas as empresas demoram para se dar conta da importância da adoção mais rápida, pois todo o processo está balizado em valores, cultura e atitudes do passado e do presente, enquanto consumidores já estão agindo conectados com o futuro. Criou-se um gap existencial empresarial.

Na última semana, durante o Digitail, evento centrado na transformação do e-commerce, alguns exemplos reais de uso foram apresentados, como nos cases Boticário, Pet Love, C&A, Amaro, Shopee por aqui; e aqueles mostrados também por Tencent, Stream Shop e Comerzzia. Uso efetivo e real.

Sem dúvida, o maior desafio é o discernimento entre o que é buzz e o que é elemento real de transformação. Sem falar que muito do básico passou a ser promovido travestido de IA.

Isso torna mais difícil e desafiante a missão de liderar em tempos de transformações revolucionárias, em que é preciso discernir de forma consistente o que é, de fato, transformador e precisa ser incorporado e o que buzz alimentado de forma frenética pelos mecanismos de ativação digital.

Ainda recentemente estávamos na China e Bill Gates anunciava que a IA permitiria que nós, ocidentais, pudéssemos trabalhar menos, talvez 3 a 4 dias apenas por semana.

Nós quem, cara pálida, perguntariam os 1,4 bilhões de chineses envolvidos pela proposta da busca da liderança política e econômica do mundo pela via da tecnologia e do digital?

É inegável o processo de aceleração das transformações, que já era frenético pré-IA massificada, acelerou ainda mais na fase pós, em especial pela massificação, simplificação e amigabilidade do acesso proporcionado pelas diversas plataformas disponíveis.

E como fica no varejo? Decifra-me ou te devoro.

Definitivamente, avança ainda mais e rápido, numa exponencial de mudanças que reconfigura todo o setor que tem o privilégio e o desafio de estar em contante conexão com o elemento fundamental desse processo, que é o omniconsumidor-cidadão elevado à potência IA.

Em suas atitudes como consumidor, como cidadão e como pessoa, seus comportamentos têm se alterado em velocidade crescente e não necessariamente evolutiva, mas disruptiva na maioria de seus aspectos.

Em um cenário mais amplo, lideranças dos setores de varejo, comércio e consumo se defrontam com a necessidade de se engajar, decidir prioridades, investimentos e foco num cenário reconfigurado, em que o passado deixa de ser uma referência para, em muitos casos, se tornar um ônus, pois condiciona opções pela história de uma realidade alterada a cada instante.

Não importa o cenário presente e futuro, mas para o varejo, que sempre foi impregnado em sua ação pela proximidade e conectividade com o consumidor mutante e mutável, o protagonismo será sempre uma demanda fundamental e pode trazer para o setor novos interesses, investimentos, foco e conexões, desde que possa pensar e reconfigurar os negócios para essa emergente realidade do futuro reescrito com IA.                                                                                              

Notas: Para quem não pôde acompanhar o Digitail é possível ter acesso ao conteúdo pelo link.

No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, no varejo, na alimentação e no foodservice na realidade global e local. Com a presença de marcas, negócios e iniciativas que mostram caminhos já sendo percorridos na integração virtuosa de negócios e desses setores para enfrentar os desafios à frente. O evento terá transmissão virtual de parte do conteúdo para os que não puderem participar presencialmente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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