Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundo

Roberta Faria de Roberta Faria
5 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em maio, fiz uma viagem muito especial. Junto a uma pequena grande delegação brasileira, participei do Engage for Good, maior evento de marketing de causa do mundo que neste ano aconteceu de 14 a 16 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos. 

O plano era, além de assistir juntos a palestras e workshops com as maiores empresas e ONGs do planeta, fazer encontros exclusivos de conteúdo, visitas técnicas a varejistas americanos para conhecer campanhas de doação e produtos sociais, um pouco de turismo e muito networking. Mas trouxemos muito mais do que o previsto na bagagem.

Quatro pioneiros toparam essa aventura: Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social para a América Latina da Ambev; Giuliana Ortega, diretora de ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da RD Saúde ; Otavio Dias, CEO da Repense Comunicação; e Rodrigo Cruz, VP de Varejo e Comercial da Petz. Não à toa, quatro megalideranças que são vanguarda também do impacto social corporativo, que apostam no que nunca foi feito antes.

Junto comigo e com as minhas sócias, Christianne Toledo e Raíssa Pena, fomos conhecer de perto cases incríveis de marcas e organizações sociais trabalhando juntas para resolver os maiores desafios da humanidade e do planeta.

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundoMe marcou particularmente o formato de muitas sessões: líderes de grandes marcas dividindo o microfone com representantes das ONGs que beneficiam e com quem criam produtos e projetos em conjunto. ​​Mas dividindo mesmo. Os representantes das causas não estavam como tokens ou meras imagens ilustrativas, mas como parceiros criativos e estratégicos.

Matt Brutocao, VP global de marketing da Mattel, por exemplo, teve uma palestra concorrida – provavelmente pelo sucesso recente do filme “Barbie”. Ele apresentou o case da criação da Barbie com síndrome de Down, ao lado de Kayla Mckeon, pessoa com a síndrome e integrante da National Down Syndrome Society. Kayla contou sobre como a associação foi convidada a participar, desde o início, do processo de produção e divulgação da nova Barbie, lançada em 2023, e sobre como se emocionou ao ver, finalmente, na boneca detalhes do próprio corpo.

Em outras sessões com formato parecido, ouvimos de ativistas e representantes de grandes causas,  como a das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das comunidades indígenas. E um mantra valioso que ouço em eventos brasileiros também: “nada sobre nós sem nós”.

Com o lema “Transformar momentos em movimentos”, o fórum, além de nos inspirar com cases, workshops e palestras, nos provoca a levantar da cadeira. Algumas lideranças negras que falaram no evento, por exemplo, convidaram os espectadores a visitar o memorial erguido a George Floyd, assassinado pela polícia de Minneapolis, em maio de 2020, que virou símbolo do movimento Black Lives Matter. E assim o fizemos. Esse foi, definitivamente, um dos momentos mais intensos e potentes da viagem. Recebidos por Angela Harrison, tia de Floyd, nos lembramos da força da organização coletiva e do elo invisível e indissolúvel que conecta pessoas que lutam pela mesma causa.

Voltamos inspirados e seguros da responsabilidade e do poder de transformação das organizações que representamos. Agora é converter a intenção em ação.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as 5 marcas mais valiosas do Brasil

Próxima Postagem

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.