A última iniciativa da gigante Amazon para entrar na briga com o varejo físico foi a instalação de pontos de “Instant Pickup” na qual os consumidores podem retirar suas encomendas em questão de minutos após efetuarem a compra online.
Inicialmente, os pontos de coleta foram instalados em cinco campus universitários, como a Universidade da Califórnia, em Berkley. Mas a empresa tem planos de ampliar esses pontos até o final do ano.
Os consumidores podem comprar itens “essenciais”, como lanches e bebidas, até carregadores de celular. Os pedidos são feitos por meio do aplicativo mobile da Amazon, atualizado para estas cinco localidades com a opção “Instant Pickup”.
Em cada ponto há um mini “depósito” onde os funcionários da Amazon selecionam os itens comprados e separam nos lockers. O prazo médio é de 2 minutos. E os consumidores recebem um código para liberar o acesso ao armário e retirar suas compras. Conveniência ao extremo e que conversa diretamente com os universitários (millennials).
Com este novo serviço, a Amazon passa a concorrer também vending machines, formato que tem crescido em sua oferta e versatilidade de produtos (até a Uniqlo aderiu, LEIA AQUI).